x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.904

Carnê leão retroativo ou informar direto no IRPF sem as DARFs?

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 8 junho 2023 | 01:36

Olá, estou resolvendo meu IRPF de 2021 e preciso saber qual seria a melhor opção no meu caso? Fazer o carnê leão retroativo e pagar as DARFs com as multas ou então informar os rendimentos direto no e-cac, enviar a retificação do IRPF e pagar o imposto gerado?

Qual o mais certo em fazer? Acredito que a segunda opção pra mim é melhor, pois eu vi que pode parcelar o imposto gerado em até 8 vezes né?

Obrigado

Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 8 junho 2023 | 18:18

A opção correta é a primeira.

Mas de 2007 até 2022* eu fiz todas as minhas declarações da segunda forma e nunca tive problemas. Sim, sei que estou errado e não é pra dar exemplo pra ninguém. Todavia, no meu caso nunca deu problema talvez porque eu não recebia pagamentos do tipo honorários, consultas ou aluguel, onde a outra pessoa vai declarar os pagamentos feitos ao meu CPF no imposto de renda dela. 

*Só parei de fazer isso em 2023 porque passei a ter imposto retido na fonte nos EUA aí precisava declarar isso mensalmente no carnê leão e desta forma abater do saldo de imposto a pagar aqui.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.