x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 129

Baixa CNPJ inapto, Divida Simples

Patricia Iglesias Fernandes

Patricia Iglesias Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 8 junho 2023 | 18:50

Olá ! 
Possuo um CNPJ inapto por falta de declarações (desde 2018). 
Gostaria de dar baixa nesse CNPJ. Porém, tenho dúvidas :

- Tenho dívida do simples nacional, elas caducam? ou obrigatoriamente tenho que quitá-las?

- existe algum ponto importante, além das dívidas, que devo me atentar? 

- gostaria de fazer esse caminho sozinha, infelizmente, porque no momento qualquer valor pago a um profissional vai me fazer falta para pagar os benditos impostos ! é possivel?

Obrigada pela ajuda de todos ! 

MATHEUS ALVES

Matheus Alves

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 13:53

Boa tarde Patricia ,

Débitos federais, como SIMPLES Nacional, não impedem o encerramento da empresa, mas após a baixa, esses débitos serão cobrados diretamente do CPF do sócio responsável. Se esses débitos forem desde 2018, muito provável que já esteja em dívida ativa, o ideal seria você acessar o e-CAC do CNPJ, através de certificado digital ou cadastro do sócio responsável, e verificar melhor qual é a situação. Você pode até fazer parcelamentos destes débitos.

Quanto as declarações, é outro ponto que precisa ser resolvido antes da baixa, precisa saber quais são e regularizar, não é difícil, mas dependendo da declaração você terá multas por atraso na entrega.

Dito isso, se você não conhece os processos tanto para regularizar quanto para fazer a baixa, vai ser difícil conseguir fazer tudo sozinha.

Atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.