x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 191

Dúvidas sobre declarar conta conjunta de não dependente

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 8 junho 2023 | 19:10

Boa noite pessoal, tenho uma conta conjunta com meu irmão, e todos os ganhos que temos de trabalhos autônomos e investimentos em fundos do banco, ficam nessa conta conjunta. No meu IRPF de 2022, eu declarei os bens como se fossem 100% meu, só que na realidade, é 50% pra cada um.

O certo seria retificar as declarações e no campo valor, dividir por 2, inclusive os rendimentos de renda fixa também? E fazer a declaração do meu irmão, colocando a parcela dele também? Ou mantém como está, tudo 100% no meu nome, colocando apenas no campo descrição que metade é dele?

Qual seria a melhor opção no meu caso?

Obrigado

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 13:29

Bom, eu li em vários lugares, inclusive aqui mesmo em alguns outros posts que o certo é colocar em valor em 2019 / valor em 2020, apenas a parte que corresponde a mim. Então se no DIRF mostra tipo, R$ 40,00 em 2019, R$ 20,00 em 2020, eu devo colocar apenas os meus 50% em ambos sendo R$ 20,00 e R$ 10,00 respectivamente.

Retifiquei minha declaração e enviei.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.