x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 83

Problemas com Retificação de Apuração

caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 1 ano Segunda-Feira | 12 junho 2023 | 12:07

Boa tarde, pessoal!

Vou tentar resumir a situação de minha empresa de modo breve. Tive um MEI que extrapolou os limites e desenquadrou para ME em 2021. Desde então, tenho um escritório de contabilidade. Sempre me disseram que eu poderia transferir um pró-labore + 32% do valor de NF emitidas no mês anterior. Contudo, o saldo da empresa foi crescendo e o dinheiro está preso lá desde então, pois disseram que se eu quisesse transferir para mim, precisaria pagar imposto.

Contudo, descobri de um colega que eu poderia sim transferir os lucros acumulados, contanto que o contador tivesse mantido escrituração contábil - que eles não fizeram. Transferi para um novo escritório de contabilidade que prometeu me ajudar com isso e, ao avaliar, disseram que nunca haviam feito sequer um livro caixa - somente emitidos as guias de recolhimento dos impostos.

Me informaram que, para poder retirar o dinheiro da empresa, precisariam retificar as apurações e declarações de final dos exercícios passados. Disseram que não há problema com isso, mas tenho um parente que trabalha com consultoria que avisou para não retificar pois as chances de resultar em uma fiscalização da Receita é altíssima.

Não entendo nada de contabilidade, e não sei mais a quem recorrer, pois cada um me diz uma coisa. Os novos contadores têm razão? Há risco de malha fina caso façamos essas retificações dos anos anteriores?

Muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.