x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 94

Trabalhei 16 meses (divididos em duas empresas) tenho direito ao seguro desemprego pela 1ª vez?

Jefferson

Jefferson

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 1 ano Terça-Feira | 13 junho 2023 | 11:34

Bom dia, pessoal... Estou com uma grande dúvida
Trabalhei em uma empresa de 18/Out/21 a 14/Out/22 e pedi demissão para entrar em outra empresa, nessa nova empresa fui registrado em 04/Nov/22 e demitido neste mês de Junho/23. Nunca pedi o seguro desemprego, neste caso eu tenho direito de pedir? Os meses trabalhados são acumulativos, mesmo que na primeira empresa eu tenha pedido demissão? Muito obrigado!!

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 13 junho 2023 | 15:42

Boa tarde
Sim. Você terá direito. Os períodos são cumulativos.

Para ter direito ao Seguro-Desemprego o trabalhador deverá comprovar ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada da seguinte forma:
- Ao solicitar o benefício pela primeira vez:
O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.
- Ao solicitar o benefício pela segunda vez:
O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 9 salários nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.
- Ao solicitar o benefício pela terceira vez ou mais:
O trabalhador deverá ter recebido ao menos 6 salários nos meses imediatamente anteriores à data da dispensa.

fonte: www.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.