x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 876

Nota fiscal de dentista IRPF

Vera Lucia

Vera Lucia

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 16 junho 2023 | 17:58

Olá
Fiz um contrato em outubro de 2022 para realizar vários tratamentos odontológicos numa clínica. Ofereceram um desconto pra pagamento a vista e fiz o pagamento total de 13.000,00 aproximadamente em 18/10/2022. Em maio fiz minha declaração de imposto de renda e caí na malha. Verificando foi esse pagamento. Solicitei a nota fiscal e me disseram que só poderiam emitir referente a parte já executada ou seja 2 mil reais e ainda por cima fizeram com data de hoje dia 16 de junho de 2023 alegando que não solicitei em dezembro de 2022.  Pra mim isso significa sonegação e estou prejudicada. Ia restituir quase 5 mil e agora quase nada.
O que faço?

Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 19 junho 2023 | 21:31

Boa tarde
Eu sugiro primeiramente tentar entrar em acordo com o dentista.

No caso em questão o dentista é OBRIGADO a fornecer a nota fiscal ou recibo na data do serviço prestado (lembrando que não existe justificativa de desconto ou qualquer outro tipo para não fornecê-lo). É direito do cliente e crime do profissional que prestou o serviço por se tratar de tentativa de sonegação. Caso tenha meios de comprovar a transferência você pode apresenta-lo na malha e justificar que o recibo não foi emitido em seu nome, mesmo após comunicação direta ao dentista, porém é importante frisar que ele irá cair em malha devido a isso. A receita federal irá querer uma justificativa dele para o caso, por isso recomendo o comprovante de transferência bancária a clinica ou dentista de modo a comprovar a contratação e pagamento do serviço..

Vera Lucia

Vera Lucia

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 julho 2023 | 16:29

Obrigada...eu tenho os comprovantes de pix do dentista com CNPJ. Tenho também o contrato onde foi declarado o valor pago e a data (outubro de 2022).

É onde esse lugar que tenho que apresentar os comprovantes? Delegacia da receita federal? Moro em Caraguatatuba e tem um posto da receita federal na cidade vizinha São Sebastião.

Vera Lucia

Vera Lucia

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 julho 2023 | 16:30

Obrigada...eu tenho os comprovantes de pix do dentista com CNPJ. Tenho também o contrato onde foi declarado o valor pago e a data (outubro de 2022).

É onde esse lugar que tenho que apresentar os comprovantes? Delegacia da receita federal? Moro em Caraguatatuba e tem um posto da receita federal na cidade vizinha São Sebastião.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.