x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 289

lançamento de iss retido pelo tomador e não recolhido

neide

Neide

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 19 junho 2023 | 09:43

bom dia amigos.
uma empresa optante do simples nacional (hotel) ao emitir a  nota o ISS a pedido do cliente foi retido só que o cliente não recolheu, a prefeitura nos cobrou esse ISS que seria de responsabilidade do tomador do serviço, pagamos como faço o lançamento?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 19 junho 2023 | 11:08

Neide,  bom dia

é um pouco complicado , já que envolve terceiros na operação

1 - o ISS que foi retido  na nota,  já deve ter sido reconhecido como despesas na competência da nota, portando  NÃO  deve ser considerado como despesas novamente
2 - como o tomador deve ter te  pago a menor ( total nF - iss retido)   e como disse acima, não recolheu o ISS, 
3 - eu faria o lançamento da seguinte maneira

D:   valores a receber
C:  caixa/bancp

Historico:   VAlor ISS retido em nota  nº;...   e não pago pelo tomador,   cobrado pela prefeitura e sendo pago pela empresa

-->   e com base nisso,   varia 1 cobrança judicial do tomador para o recebimento desse valor

Márlus

neide

Neide

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 11:30

PERFEITO MÁRLUS, CONCORDO COM VC FICA REGISTRADO CONTABILMENTE O CREDITO DA EMPRESA JUNTO AO TOMADOR.
MUITO OBRIGADA.
SEM ABUSAR TENHO OUTRA DUVIDA AGORA COM RELAÇÃO A ICMS SUBSTITUIÇÃO, O FORNECEDOR DESTACA NA NF O ICMS SUBSTITUIÇÃO E ELE MESMO RECOLHE EM GUIA EM SEU NOME, SÓ QUE QUANDO ENVIA O BOLETO PARA O CLIENTE VEM COM O VALOR SEM O ICMS SUBSTITUIÇÃO, COM ISSO GERA UMA DIFERENÇA ENTRE O VALOR DA NF. E O BOLETO, MINHA DUVIDA COMO FECHAR ESSA CONTA SE NÃO FOI MEU CLIENTE QUE PAGOU O ICMS.
ESTOU DEDUZINDO NA HORA DO LANÇAMENTO CONTABIL MAIS SEI QUE NÃO ESTÁ CORRETO POIS A NOTA FICA DIFERENTE DO VALOR DO BOLETO. NESSE CASO COMO VOCE FARIA?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 12:55

Neide

o procedimento desse fornecedor está errado,  se na nota há o destaque do ICMS,   cabe ao cliente o pagamento do ICMS ST , sendo o valor a pagar junto do boleto

como esse procedimento, o fornecedor está "criando " uma despesas que no correto não é dele

quanto a contabilização:
tem 2 opções:

ou diminui o custo do produto  ou lança como  "desconto obtido"

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.