x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 63

Reversão de Doação de Automóvel - Implicações no Imposto de Renda

Vinicius Martins de Andrade

Vinicius Martins de Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a) Psiquiatra
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 21:35

Olá colegas de fórum,Estou com uma dúvida complexa em relação a uma questão de imposto de renda e gostaria de solicitar a ajuda de vocês.Em 2018, meu pai doou um automóvel para mim, que foi devidamente declarado em nossas respectivas declarações de imposto de renda do mesmo ano. No entanto, o valor está registrado em "Bens e Direitos" como valor 0. Agora, por razões diversas, meu pai deseja vender o automóvel. Nós estamos tentando entender como podemos proceder para evitar que haja apuração de ganho de capital na operação (GCAP).As principais questões são:1. É possível reverter a doação de forma que ele possa declarar o valor que ele originalmente pagou na compra do automóvel? Isso para que nem eu nem ele tenhamos que apurar lucro na GCAP.2. Caso eu opte por doar o automóvel de volta para ele, ele terá que declarar o bem com valor 0? Ou ele poderá declarar pelo valor originalmente pago na compra?Entendo que essas questões são um tanto quanto complexas e podem ter implicações fiscais significativas. Portanto, agradeço desde já qualquer esclarecimento ou orientação que vocês possam fornecer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.