x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 173

Distribuição de Lucros pagando contas dos sócios.

Daniel de Oliveira

Daniel de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 09:14

Olá

Gostaria de saber se existe alguma regra que exige  que a distribuição de lucros seja transferida direto para a conta dos sócios.

Por exemplo:

A empresa que estou tem lucros a distribuir e os sócios enviam contas para o Dpto. Financeiro pagar e lançar como distribuição de lucros.

Mas a contabilidade exige que seja transferido o valor para a conta do sócio e pago as contas por lá, porém preciso da base legal para mostrar isso ao sócio, existe ?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 19:33

O contador recomenda este procedimento obedecendo ao princípio contábil da entidade. Como as contas de terceiros, neste caso dos sócios, não estão sendo lançadas como despesas da empresa e sim distribuição de lucros, aparentemente o princípio da entidade está sendo seguido.

Entretanto, realizar o procedimento exposto pelo seu contador, dará maior transparência na operação, e o procedimento, como está sendo realizado pode ferir alguns princípios tributários, societários e contábeis:

 - A legislação tributária prevê que a escrituração deve ser mantida em boa ordem. Documentos que não estão revestidos de toda formalidade de forma recorrente, pode fazer com que a boa ordem seja questionada. Em casos extremos, o fisco pode considerar a escrituração contábil imprestável, podendo ensejar multas por descumprimento de obrigações acessórias e tributárias caso a empresa seja tributada pelo lucro real, além da tributação da renda do sócio;

 - Além deste fato, em casos também extremos, acredito que tal procedimento pode fazer com que a empresa incorra em confusão patrimonial, potencialmente expondo o patrimônio dos sócios.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.