x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 5.319

Criar Plano de Contas

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 17:31

Estou implantando a contabilidade em uma empresa (industria) e um dos primeiros passos que estou fazendo é criar um plano de contas. Já criei as contas de Ativo, Passivo, Receita e Custos, agora só falta criar as de Despesas. Como pretendo trabalhar com centro de custos vou ter por exemplo uma única conta de salário, manutenção, material de escritório etc. Referente as despesas de mão de obra direta e gastos gerais de fabricação para depois eu alocar esse valor ao custo do produto a minha duvida é a seguinte: Devo criar contas de transferência de mão de obra direta e gastos gerais de fabricação e através do que eu totalizar utilizando o centro de custos transferir para o custo do produto? Ou está maneira não está apropriada? E qual então seria a mais apropriada?

Visitante não registrado

há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 07:58

Bom dia!

Rodrigo,

A maneira correta não é criar uma conta de transferência no plano de contas.

Não sei qual é o seu sistema operacional, mas acredito que qualquer que seja deverá fazer o seguinte:

- No momento do lançamento contábil, seja ele automático ou não, deverá ser alocada as contas de centro de custo com a sua distrivuição para cada departamento.

- Ou seja, você terá que parametrizar o seu sistema contábil, para que no momento do lançamento contábil as contas de despesas estejam autorizadas a receber lançamentos por centro de custo.

Bom trabalho!

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 12:04

Bom dia!

Débora,

Até ai tranquilo! O fato é de qual maneira vou fazer essa transferência? Pois mesmo eu parametrizando o meu sistema contábil para que as contas de despesas sejam alocadas nos seus devidos centro de custo, eu ainda assim não transferir para o custo do produto!

Vou tentar explicar de maneira mais didática!
Supondo essas contas de despesas no plano de contas:

Proventos
Salários
Horas Extras
Adicionais
Indenizações

Supondo que o total dos meus proventos seja de 100 mil reais e 40% desse valor seja referente ao centro de custo de mão de obra direta, ou seja 40 mil reais. Agora a questão é na hora de formar meu custo preciso transferir esses 40 mil reais para a conta de Produtos em Elaboração (A.C.) então por isso que me surgiu a ideia de criar uma conta de transferência, pois ai eu faria um lançamento dessa forma:

D Produtos em Elaboração
C Transferência de MOD 40.000,00

Enfim, em resumo gostaria de saber se posso adotar dessa maneira ou se existe uma maneira mais apropriada e como seria?

Visitante não registrado

há 14 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 07:27

Bom dia! Rodrigo,

Aqui na empresa onde eu trabalho existe sim esta conta de transferência. Não vejo nenhum problema na questão contábil.

Espero ter ajudado!

Bom trabalho.

Débora

JULIANE LOBO

Juliane Lobo

há 14 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 08:36

Bom dia caros colegas,

Recentemente fomos contratados para fazer a contabilidade de uma empresa cinematográfica, do SIMPLES NACIONAL, que no momento está com um projeto de Longa Metragem, porém não temos experiência de contabilização deste ramo de atividade.

- Não temos um plano de contas q se adeque, vocês teriam algum modelo?
- as despesas que houverem no decorrer do projeto como viagens, serviços de produção, RPA, alugueis, combustiveis, taxi, etc... não poderão ser lançadas em Custos/Despesas?
- antes da finalização do projeto tenho q lançar somente no ativo e passivo? como assim?

Desde já, agradeço MUITO pela atenção de vocês.

Juliane Lôbo
JL Contabilidade
"Cuidando de sua empresa com responsabilidade"
Thaynan

Thaynan

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 13:59

Olá boa tarde, trabalho com uma industria que fabrica alimentos, gostaria de saber se existe algum modelo de balanço patrimonial especifico para industria ou um plano de conta que eu posso usar, e que seje ceito para efeitos de fiscalização, licitação?
Preciso urgente de um modelo.

Obrigada!

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 09:42

Bom dia Juliane!

É isso mesmo Juliane, toda despesas e custos que vc tiver ai, vc terá que lança no Ativo Diferido, na conta de Despesas Pré Operacionais.

Thaynan

Thaynan

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 11:47

Bom dia, a lei 11.638/07 não seria so para S.A? ou é para qualquer empresa mesmo sendo ME ou EPP, se for a partir de que data está obrigada para todas as emprsas fazer o plano de conta baseado na nova lei?

Obrigada!

JULIANE LOBO

Juliane Lobo

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 11:55

Bom dia Rodrigo,

Obrigada pela informação.... mas de acordo com as novas regras de contabilidade não existe +a conta do Ativo diferido, então, onde devo lança?

obgda

Juliane Lôbo
JL Contabilidade
Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 14:12

Thaynan,

A famosa lei das S/A é a lei 6.404/76, a lei 11.638/07 além de abrange as S/A abrange também grandes empresas de capital fechado, portanto vc tem razão, vc não é obrigado a seguí-la, porém entendo que seja interessante montar um plano de contas baseado nela.

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 14:25

Juliane,

Como vc bem deve saber a lei 11.638/07 foi feita para padronizar as normas da contabilidade brasileira com a internacional e segundo a essa lei o ativo diferido continua existindo. Qualquer duvida pesquise na lei o artigo 178, 1º paragrafo.

JULIANE LOBO

Juliane Lobo

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 15:31

Certo, mas ele restringe a apenas duas categorias:
despesas incorridas antes da fase operacional
despesas com reestruturação (frisando q contribua efetivamente para o resultado com mais de um exercicio social).

no nosso caso onde elas se enquadra (despesas com filmagem)?

Juliane Lôbo
JL Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade