x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 371

Quero pagar meus impostos mas nao consigo! (ou acho que nao consigo)

DANIEL

Daniel

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 6 julho 2023 | 19:34

Ola amigos,

Resolvi pedir um help de alguma boa alma pra me ajudar com o problema que tenho.

Tenho uma empresa com UMA SOCIA (q tem os mesmos poderes em contrato social que eu) - inicialmente, como ela trabalhava, eu cuidava da parte "financeira" da empresa - e por esse motivo - fui indicado como responsavel legal junto a receita.

A empresa ja tem quase 20 anos - minha socia acabou se aposentando e ai invertemos os papeis pra eu focar no trabalho da empresa - e ela cuidar das finanças. Pra isso ela pediu que fosse aberta uma filial na cidade que ela mora - pra facilitar as coisas.

Assim temos 2 empresas - uma matriz e uma filial.

Com o avanço da tecnologia - emitimos o e-CNPJ da FILIAL (o erro foi que nao foi feito o da Matriz) - que era onde esta tendo o fluxo financeiro agora - as notas sao emitidas somente com o cnpj da filial, etc. etc.

O tempo passou - e meu contador ficou sem PROCURACAO - e precisa renova-la. Ele me avisou agora. Meu contador é das antigas, ate entende das novas tecnologias, mas nao sei ate que ponto posso confiar nele - por isso vim aqui pedir essa ajuda.

Como eu sou o socio responsavel junto a receita - a procuracao precisa ser assinada por mim e RECONHECIDA EM CARTORIO. Porem, apos a pandemia o meu cartorio nao tem aceitado mais a minha firma - alegando que estava muito velha. (AINDA TENHO ESSA CARTA NA MANGA PRA USAR, mas creio q terei problemas pra abrir nova firma la - pq meu RG é MUITO VELHO - é de 1992.

Ja vinha enfrentando "avisos" da velhice do RG, mas sempre "passava" e fui deixando pra depois. (É meu unico documento com foto pois nao tenho CNH)

= Tentei entao emitir um e-CPF (ja tinha emitido o e-CPNJ da filial a uns 5 anos atras e tenho renovado ele constantemente - entao esta ok) - mas nao passei por causa do RG ser muito velho.

= Tenho que emitir uma 2a via de RG - que levaria ai um mes pra ficar pronto (e isso claro, resolveria tudo).

COM ESSE CENARIO - QUE ALTERNATIVAS EU TENHO PRA CONSEGUIR PAGAR MEUS IMPOSTOS DO MES? (Considerando que no mes que vem ja terei o RG novo pra resolver isso de vez)


1- NAO É POSSIVEL PASSAR A RESPONSABILIDADE FISCAL PARA MINHA SOCIA? (Mesmo ela tendo os mesmos poderes que eu?) - Claro que provavelmente eu nao teria como assinar nada - por causa do documento - mas e em casos onde o socio "surta" e os outros socios nao concordam com ele - como eles fazem pra retomar essa responsabilidade? ou caso o socio "suma" - fique em coma, etc. etc. etc.  - nao existe um mecanismo que o outro socio com os mesmos poderes possa usar pra se tornar responsavel pela empresa?

2- O primeiro item resolveria de vez nossos problemas - mas sei que ele é meio inviavel - mas - nao existe uma forma de se pagar os impostos "AVULSOS" - pq so meu contador precisa emitir as vias? E ai é - EU QUERO PAGAR.. mas como?

Queria saber quais alternativas eu teria pra resolver essa questao... basicamente como pagar meus impostos sem um contador com procuracao vigente..

= outra coisa - eu tenho o e-cnpj da FILIAL - nao consigo emitir o e-cnpj da Matriz, considerando q os dados sao os mesmo?


AGRADEÇO TODAS AS AJUDAS!!










Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 julho 2023 | 07:51

Se voce tem e-cpf e e-cnpj voce mesmo consegue fazer uma procuração para seu contador direto do e-cac, sem necessidade de procuração fisica com assinatura e reconhecimento de firma e etc.

Agora...entendo que haja uma relação de confiança entre voces...porém se ele nao consegue resolver este tipo de problema para voce, acredito que seja hora de procurar novas orientações e serviços contábeis.

att

DANIEL

Daniel

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 julho 2023 | 14:05

oi @renan-correa-videira, obrigado por reservar alguns minutos do seu tempo para me ajudar!

Entao - a questao é que eu nao consigo emitir o e-CPF (tentei ontem, numa ultima cartada - ate onde meus conhecimentos contabeis chegavam) - vi q era possivel fazer isso pra gerar as procuracoes como vc informou - porem a emissao foi negada por causa do meu RG (ele é de 1992 - o grande problema ao que parece nem foi a foto - foi a assinatura do diretor estar ja meio apagada)

entao opcao 1: e-CPF = descartada. (posso ate tentar em outra certificadora, mas acho q as chances sao reduzidas agora - eu ja emiti o e-CNPJ da empresa 2x - a primeira nao sabiamos da renovacao e a segunda ai sim estamos renovando - entao de alguma forma o meu RG passou... mas eles podem ter mudado as exigencias nos ultimos anos)

a questao toda é que esse e-CNPJ que tenho é da FILIAL e nao é da MATRIZ e o contador precisa ter as procuracoes da MATRIZ para emitir as cobranças da FILIAL. (o erro todo esta ai - nao foi feito o e-cnpj da MATRIZ) - as procuracoes da matriz venceram e ele nao consegue fazer as da FILIAL (NAO EMITIMOS MAIS NOTA DA MATRIZ).


= pelo que o contador falou NAO CONSEGUIMOS MAIS EMITIR COBRANCAS DE IMPOSTOS DA FILIAL -mesmo com o e-CNPJ da FILIAL - pq ele nao tem mais acesso via MATRIZ. (q nao temos o e-cnpj).

nao sei se isso é UM FATO - ou se temos alguma alternativa - so acho estranho nao termos solucao pra isso!

pra mim, que nao entendo nada - era viavel de alguma forma emitir as cobranças avulsas e paga-las.. mas ao que parece nao.
tb acreditava que o fato de termos o e-CNPJ da filial - e as notas serem SOMENTE DA FILIAL - era so usar o e-cnpj da filial pra isso - MAS TB NAO - ele precisa da MATRIZ.. enfim. 

Estou meio sem solucao..

(quer dizer tem - eu pedir uma 2a via do RG.. mas que leva 30 dias - e ai nao consigo pagar os impostos do mes!!!)

mais uma vez, obrigado
Daniel

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 julho 2023 | 17:07

Com relação ao e-cnpj da filial isto esta correto mesmo...tributos federais são sempre contabilizados e cobrados pela matriz....um alternativa seria tirar um e-cpf da sua socia talvez ? Ai com este e-cpf dela voce conseguiria refazer a procuração online para seu contador. ..ou voce pode dar entrada em um novo documento de identidade e talvez a partir de um protocolo conversar sobre a necessidade com a certificadora e talvez eles liberem (é um tiro no escuro mas pode dar certo). 
Mas, se a sua empresa é do simples nacional o contador tendo a chave de acesso (seria uma senha da sua empresa do simples nacional) ele conseguiria emitir os impostos para voce no mes. Caso ele nao tenha esta chave de acesso é relativamente facil conseguir (provavelmente irão pedir o numero de recibo da ultima declaração de imposto de renda do socio responsavel ou numero de titulo de eleitor), acredito que seria sua solução a curto prazo.

DANIEL

Daniel

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Sábado | 8 julho 2023 | 02:46

oi @renan-correa-videira, obrigado por reservar alguns minutos do seu tempo para me ajudar!

Entao - a questao é que eu nao consigo emitir o e-CPF (tentei ontem, numa ultima cartada - ate onde meus conhecimentos contabeis chegavam) - vi q era possivel fazer isso pra gerar as procuracoes como vc informou - porem a emissao foi negada por causa do meu RG (ele é de 1992 - o grande problema ao que parece nem foi a foto - foi a assinatura do diretor estar ja meio apagada)

entao opcao 1: e-CPF = descartada. (posso ate tentar em outra certificadora, mas acho q as chances sao reduzidas agora - eu ja emiti o e-CNPJ da empresa 2x - a primeira nao sabiamos da renovacao e a segunda ai sim estamos renovando - entao de alguma forma o meu RG passou... mas eles podem ter mudado as exigencias nos ultimos anos)

a questao toda é que esse e-CNPJ que tenho é da FILIAL e nao é da MATRIZ e o contador precisa ter as procuracoes da MATRIZ para emitir as cobranças da FILIAL. (o erro todo esta ai - nao foi feito o e-cnpj da MATRIZ) - as procuracoes da matriz venceram e ele nao consegue fazer as da FILIAL (NAO EMITIMOS MAIS NOTA DA MATRIZ).


= pelo que o contador falou NAO CONSEGUIMOS MAIS EMITIR COBRANCAS DA FILIAL -mesmo com o e-CNPJ da FILIAL - pq ele nao tem mais acesso via MATRIZ. (q nao temos o e-cnpj).

nao sei se isso é UM FATO - ou se temos alguma alternativa - so acho estranho nao termos solucao pra isso!

pra mim, que nao entendo nada - era viavel de alguma forma emitir as cobranças avulsas e paga-las.. mas ao que parece nao.
tb acreditava que o fato de termos o e-CNPJ da filial - e as notas serem SOMENTE DA FILIAL - era so usar o e-cnpj da filial pra isso - MAS TB NAO - ele precisa da MATRIZ.. enfim. 

Estou meio sem solucao..

(quer dizer tem - eu pedir uma 2a via do RG.. mas que leva 30 dias - e ai nao consigo pagar os impostos do mes!!!)

mais uma vez, obrigado
Daniel


Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 10 julho 2023 | 08:29

Bom dia Daniel, como vai ?

Entao...com a chave de acesso do simples nacional (caso sua empresa seja enquadrada neste regime tributario) ele consegue transmitir os impostos do mes, entao em teoria há a possibilidade de gerar os impostos sim, mesmo sem procuração e e-cnpj.

att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.