x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 293

ECD e ECF de incorporadoras com obras no RET

Tatiane Moura

Tatiane Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 17 julho 2023 | 14:53

Tenho uma incorporadora que além das obras normais optou em colocar 1 obra no ret, entao abrimos o CNPJ dela com final 0002 e optamos por fazer a contabilidade separada da matriz. Entao eu tenho três balanços, um da matriz, um da obra do ret e um centralizado. A duvida é ao gerar o arquivo da ECD eu gero um livro G com as informações centralizadas na Matriz? Ou eu gero um livro Z da incorporadora e um livro auxiliar da obra ret?
No meu caso enviamos um livro G com as informações centralizadas na matriz, porem no DRE eu tenho receitas de unidades imobiliárias apuradas pelo lucro presumido, e receitas apuradas pelo RET. Agora estou com uma duvida com relação a ECF, por que se eu deixar as receitas apuradas pelo RET no mesmo plano referencial que as receitas de unidades imobiliária, o sistema intende que eu tenho que pagar IRPJ e CSLL sobre esse valor, o que devo fazer? Alguem ja passou por isso consegue me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.