x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 188

Pergunta sobre estoque final do CMV

yann

Yann

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 52 semanas Terça-Feira | 18 julho 2023 | 14:46

Sou estagiário num escritório de consultoria de empresas e gostaria de saber se, no cálculo do CMV, o estoque final pode ser considerado como o estoque igual ao estoque inicial, pois a empresa que estou trabalhando ela não possui estoque final e queria conseguir estimar de alguma forma. Eu só tenho as compras e o estoque inicial e por isso estou perguntando já que eu preciso encontrar esse CMV para montagem do DRE

Me ajudem por favor!!!!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 52 semanas Terça-Feira | 18 julho 2023 | 16:45

Yann, boa tarde.

Colega, você está com uma situação que, da forma correta, não tem como resolver.

Porque das duas uma: (1) a empresa tem um sistema que faz o controle de estoque e você simplesmente, com um relatório tem suas resposta ou (2) ao final do período desejado se faz a contagem e apuração do estoque para ter o saldo final de estoque e consequentemente fica fácil pra você calcular o CMV.

Agora, sem nenhuma dessas condições, fica difícil.

Mas vou te dar uma solução; não é a correta, mas costuma resolver para mim.

Suponhamos que:
- estoque inicial: 10.000,00
- compras: 8.000,00
- vendas: 7.000,00 (você precisa dessa informação também)

Com isso, a única coisa que você precisa saber é o % de lucro empregado pela empresa. Vamos supor que seja 30%.
Logo, 7.000,00 de venda corresponde a 130% de um valor X de estoque, o qual será o seu CMV. É só fazer uma regra de 3 e achar.

(7.000,00 / 130 ) * 100 = 5.384,62 -> esse é o seu CMV em relação a venda de R$ 7.000,00

Dai em teoria temos:
- estoque inicial: 10.000,00
- compras: 8.000,00
- CMV: 5.384,62
- estoque final: 12.615,38

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.