x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 72

juros sobre quotas partes de cooperativa

EDILANE

Edilane

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 51 semanas Quarta-Feira | 26 julho 2023 | 18:43

Uma Cooperativa Agropecuária com regime tributário Lucro Presumido, fez pagamento de JUROS SOBRE QUOTAS PARTES para os cooperados e foi feito o desconto de IRRF no ato do pagamento.
-Qual seria o código da receita do DARF IRRF?
-Onde faço esse lançamentos dos pagamentos é no setor contábil ou fiscal?
- Tenho que enviar a DCTF Fiscal? 
- O que eu tenho que fazer, poderiam me ajudar

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 51 semanas Quarta-Feira | 26 julho 2023 | 19:32

-Qual seria o código da receita do DARF IRRF?
           Não saberei te informar, já trabalhamos com JSCP, mas não sei se o código de sociedade empresária limitada é o mesmo de cooperativa.

-Onde faço esse lançamentos dos pagamentos é no setor contábil ou fiscal?
           Depende de como seu sistema funciona, tanto no sentido do software como na definição dos processos na empresa que você trabalha. Como é uma operação que altera o patrimônio da entidade, evidentemente terá que ser lançado no contábil, mas para efeito de controle de beneficiários dos rendimentos e IRRF, provavelmente no sistema fiscal. 

- Tenho que enviar a DCTF Fiscal?
            Além de declarar na DCTF, fique atento para a declaração na DIRF (Atenção também para as mudanças que ocorrerão nos próximos meses na EFD Reinf e na DCTFWEB).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.