x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 296

Como devo contabilizar a emissão de um boleto em recebimento de várias notas promissórias.

Marcos Soares Rodrigues

Marcos Soares Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 47 semanas Segunda-Feira | 28 agosto 2023 | 10:39

Bom dia!

Sou desenvolvedor de software e tenho a seguinte situação hipotética sobre a qual tenho algumas dúvidas:
A empresa A faz durante o mês julho várias vendas de mercadorias ao cliente B. Todas elas foram efetivadas mediante a assinatura de notas promissórias.
Para cada venda realizada, meu sistema faz o seguinte lançamento contábil (Suprimi abaixo os lançamentos fiscais e de custo X estoque) :

Pela venda de mercadorias mediante aceite de NP:
D - Crediário - Cliente B (AC)
C - Receita Bruta de Vendas (CR)    80,00

E assim, vários outros lançamentos com o mesmo conjunto de contas durante todo o mês citado, totalizando ao final do mês o valor de 1.000,00.

Ocorre que, ao final deste mesmo mês, o cliente solicita a emissão de um boleto no valor total de 1.000,00, correspondendo à soma de todas as NP emitidas.
Entendendo que o instrumento de cobrança agora passa a ser o boleto, a empresa faz a entrega das NP ao cliente. Fazendo então o seguinte lançamento contábil:

Pela liquidação das NP, mediante emissão de boleto bancário:
D - Boletos a Receber - Cliente B (AC)  1.000,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                       80,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     100,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     150,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     350,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     320,00

Pelo pagamento do boleto bancário no dia do vencimento
D - Banco X                                               1.000,00
C - Boletos a Receber - Cliente B (AC)  1.000,00

A dúvida é: É mesmo necessário fazer a contabilização do boleto bancário nessas circunstâncias? Ou eu poderia nestes casos considerar o boleto apenas como um mero documento de cobrança, e dessa forma fazer o lançamento contábil na liquidação do boleto, como a seguir?

Pelo pagamento do boleto bancário no dia do vencimento
D - Banco X  AC)                                       1.000,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                       80,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     100,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     150,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     350,00
C - Crediário - Cliente B (AC)                     320,00

Agradeço a ajuda de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.