x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 471

DUVIDAS LANÇAMENTOS CONTABIL

GRACIENE

Graciene

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 51 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 11:27

Bom dia, estou com duvida sobre uns lançamentos de aplicação financeira.
no mes 07/2023 aplicaçoes 4.386,77, resgate 99.526,61, rendimentos pagos 824,30, IRRF 183,51, IOF 8,25, no mes 480,12, acumulados 339,10, saldo atual 31.803,96.
saldo bruto 32.143,06
saldo atual 31.803,96
rendimento provisionados 339,10. fiquei com duvidas em quais contas fazer esses lançamentos. alguem consegue me ajudar? Eu preciso saber como fazer de uma forma correta os lançamentos conabeis, para apuração das contas no Balanço Patrimonial.  

Lucas Roque

Lucas Roque

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 51 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 15:21

Boa tarde Graciane, tudo bem?

Segue a contabilização:

APLICAÇÃO FINANCEIRA

C - AC - BANCO
D - AC - APLICAÇÕES FINANCEIRAS

RESGATES S/ APLICAÇÕES FINANCEIRAS
C - AC - APLICAÇÕES FINANCEIRAS
D - AC - BANCO

Quando se trata de Rendimentos s/ Resgates de Aplicações Financeiras, já fica um pouco mais complicado. No que tange a contabilidade, deve-se seguir o regime de competência, e não o regime de caixa. 

Segue a base legal:

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 40 (R1)Instrumentos Financeiros: Evidenciação

42G. Adicionalmente, a entidade deve divulgar para cada tipo de envolvimento contínuo:

(a) o ganho ou perda reconhecida na data de transferência dos ativos;
(b) receitas e despesas reconhecidas, tanto na data-base quanto cumulativamente, a partir do
envolvimento contínuo da entidade nos ativos financeiros desreconhecidos (por exemplo,
mudanças no valor justo de instrumentos derivativos);
(c) se o valor total dos recursos da atividade de transferência (que qualifica para
desreconhecimento) em uma data-base não é distribuído uniformemente ao longo de todo
o período das demonstrações contábeis (por exemplo, se uma parte substancial do valor 
total da atividade de transferência ocorre nos dias de fechamento do período das
demonstrações contábeis): 
(i) quando a principal atividade de transferência ocorre dentro desse período das
demonstrações contábeis (por exemplo, os últimos cinco dias antes do final do
período);
(ii) o valor (por exemplo, os respectivos ganhos ou perdas) reconhecido a partir da
atividade de transferência nessa parte do período das demonstrações contábeis; e
(iii) o valor total dos rendimentos da atividade de transferência nessa parte do período das
demonstrações contábeis.

Sendo assim, os rendimentos s/ resgtes de aplicações financeiras devem ir para o resultado.
Exemplo:
Supondo que você resgatou 3.000,00 e foi alferido um rendimento de 100,00 sobre o resgate. A contabilidade deve ser feita da segunte forma:

RENDIMENTO S/ RESGATE DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS:
C - AC - APLICAÇÕES FINANCEIRAS................................ - 3.000,00
D - AC - BANCO................................................................. - 3.100,00
C - CR - RENDIMENTO S/ APLICAÇÕES FINANCEIRAS..... - 100,00

E por último, mas não menos importante, temos os Rendimentos s/ Operações Ativas. Que deve seguir o regime de competência também. Por exemplo:

Supondo que houve um rendimento s/ Operações Ativas no mês de 500,00. A contabilidade deve ser feita da seguinte forma:

RENDIMENTOS S/ OPERAÇÕES ATIVAS
D - AC - APLICAÇÕES FINANCEIRAS.................................. - 500,00
C - CR - RENDIMENTOS S/ APLICAÇÕES FINANCEIRAS.. - 500,00

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição!

Atenciosamente,
Lucas Roque


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.