x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 202

Coleta de Residuos

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 14:12

Boa tarde Colegas,

Recebi uma nota fiscal modelo 55 onde meu cliente paga para uma empresa pela coleta de resíduos (vidros) a empresa coletora utilizou nota própria com  a Natureza da Operação como Compra para comercialização  CFOP 1102  e indicador 0 (entrada) já que meu cliente não emite nota fiscal por ser uma Associação. Estou em duvida se está correto esse procedimento e como escriturar já que meu cliente tá pagando ao fornecedor pela coleta e a natureza da Operação é como se estivesse vendendo produtos para a empresa contratada.
Não sei se consegui explicar corretamente , pois, é algo bem confuso para mim.

Obrigado!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 14:56

Lindoneres G. Silva, boa tarde.

Realmente, ao meu ver, a situação não está correta.

Para mim, a forma correta dessa operação seria a empresa contratada emitir uma nota fiscal de prestação de serviço de coleta de resíduos tendo como tomador a associação e ai o valor a ser pago pela coleta ficaria ok com essa nota.

Dai, em relação ao resíduo coletado, caso essa empresa realize algum procedimento com este vidro, como reciclagem ou alguma outra forma de aproveitamento (e não somente o descarte) deverá dar entrada como o CFOP 1.949.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.