x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 145

Contabilização de comissionamento

Emanuel

Emanuel

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 47 semanas Sábado | 9 setembro 2023 | 01:47

Caros, 

Sou engenheiro e administro minha própria empresa, recém criada. Ela é do simples nacional! Estou com algumas duvidas sobre comissionamento de pessoas físicas. Vocês, por gentileza, podem me ajudar?

Nós trabalhamos com pagamento de comissão por indicação para nossos serviços e boa parte das pessoas que nos indicam são PF e não tem como gerar notas fiscais. 

Estudando sobre o assunto, vi que era necessário o RPA. Certo?

Sendo neste caso, quem paga os impostos devidos sou eu, a empresa pagante da comissão?  Se sim, devo então contabilizar no custo de um serviço, não a comissão que o cliente irá receber, mas sim a comissão + os impostos devidos que minha empresa deve pagar?

No caso de uma indicação de uma pessoa que possui um negócio, ou seja, ela é PJ. Ela pode me gerar uma nota de um serviço qualquer para eu compensar a saída da minha comissão? Tanto para MEI quanto para outros modelos de PJ? Por exemplo, um mecânico me indicou e deve-se ganhar uma comissão de R$500. Ele pode me dar uma NF nesse valor, de manutenção de automóvel? 

Desde já agradeço. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.