x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 9.468

NOTA FISCAL MEI PARA CLIENTE NO EXTERIOR

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 49 semanas Segunda-Feira | 11 setembro 2023 | 18:01

Olá,
Alguém sabe como emitir nota fiscal pelo PORTAL NACIONAL para cliente no exterior?
Estou fazendo esta pergunta, pois ao selecionar que o tomador do serviço é do Exterior, na próxima página aparecem alguns campos que não faço ideia de como preencher, são eles:
- Modo de prestação.
- Código da Moeda, composto por 3 dígitos.
- Mecanismo de apoio/fomento ao Comércio Exterior utilizado pelo prestador do serviço.
- Mecanismo de apoio/fomento ao Comércio Exterior utilizado pelo tomador do serviço.

Todos estes campos são obrigatórios.
Qual o código de 3 dígitos referente ao dólar americano?
E em relação ao mecanismo de apoio/fomento, tanto o prestador quanto o tomador não se utilizam de nenhum desses mecanismos de apoio/fomento, mas o campo exige obrigatoriamente que alguma opção seja selecionada.

Grato a quem puder ajudar.

Murilo Gomes Teixeira

Murilo Gomes Teixeira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 49 semanas Quinta-Feira | 14 setembro 2023 | 19:48

alguem teve alguma metodologia lógica sobre esse caso?

se preencher com qualquer coisa, ele ainda pede uma informação que nem tem campo para por.

Murilo Gomes Teixeira
GT Contabilidade & Tecnologia
Contador e Programador | CRC/SP: 311864/O-1 |
(12) 99726-8344 - [email protected]
Nelson Antonio Rodríguez Velázquez

Nelson Antonio Rodríguez Velázquez

Bronze DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 47 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 18:49

Oi Lucas, tenho o mesmo problema, mais tenho algumas respostas. Come podemos entrar em contacto.
- Modo de prestação: transfronteiriço
- Código da Moeda, composto por 3 dígitos. 840 é para USD
- Mecanismo de apoio/fomento ao Comércio Exterior utilizado pelo prestador do serviço. Eu Tenho a mesma pergunta
- Mecanismo de apoio/fomento ao Comércio Exterior utilizado pelo tomador do serviço. Eu Tenho a mesma pergunta

Nelson Antonio Rodríguez Velázquez

Nelson Antonio Rodríguez Velázquez

Bronze DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 47 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 18:50

Oi Lucas, tenho o mesmo problema, mais tenho algumas respostas. Come podemos entrar em contacto.
- Modo de prestação: transfronteiriço
- Código da Moeda, composto por 3 dígitos. 840 é para USD
- Mecanismo de apoio/fomento ao Comércio Exterior utilizado pelo prestador do serviço. Eu Tenho a mesma pergunta
- Mecanismo de apoio/fomento ao Comércio Exterior utilizado pelo tomador do serviço. Eu Tenho a mesma pergunta

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 46 semanas Segunda-Feira | 2 outubro 2023 | 17:36

Olá Lucas.

Emitir uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para um cliente no exterior envolve a inserção de algumas informações adicionais, principalmente relacionadas a dados de comércio exterior. Os campos que você mencionou são exigidos para cumprir as regulamentações fiscais quando se trata de transações internacionais. Aqui estão algumas orientações sobre como preencher esses campos:
1. Modo de Prestação: Neste campo, você deve indicar como o serviço será prestado. Geralmente, em transações para o exterior, você pode selecionar "Exportação de Serviços". No entanto, as opções podem variar de acordo com o município, então verifique as opções disponíveis na legislação do seu município.
2. Código da Moeda: O código de 3 dígitos referente ao dólar americano é "USD".
3. Mecanismo de Apoio/Fomento ao Comércio Exterior (Prestador): Se o prestador do serviço não se utiliza de nenhum mecanismo de apoio/fomento, você pode selecionar a opção "Não Aplicável" ou "Não Utilizado". Consulte a legislação do seu município para ver se há uma opção específica a ser selecionada.
4. Mecanismo de Apoio/Fomento ao Comércio Exterior (Tomador): Da mesma forma, se o tomador do serviço não utiliza nenhum mecanismo de apoio/fomento, você pode selecionar a opção "Não Aplicável" ou "Não Utilizado".

Lembre-se de que as opções exatas e os procedimentos podem variar de acordo com o município em que sua empresa está localizada, uma vez que as NFS-e são regulamentadas a nível municipal no Brasil. Portanto, é importante verificar a legislação específica do seu município ou entrar em contato com o órgão responsável pela administração das NFS-e na sua cidade para obter orientações precisas sobre como preencher esses campos.

SERGIO PERANDRE MEIRA

Sergio Perandre Meira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 46 semanas Segunda-Feira | 2 outubro 2023 | 18:51

Obrigado pela Contribuição Alves,

Mas, no novo portal Nacional para emissão da NFS, nos itens 3 e 4 (Mecanismos de apoio/fomento...) não existem as opções "Não aplicável" ou "Não utilizado".
Tais campos são de preenchimento obrigatório, o que dificulta e muito a emissão da NFS MEI.

Grato.

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 46 semanas Terça-Feira | 3 outubro 2023 | 23:12

Pessoal, atualizaram o site da Nota Nacional e agora é possível escolher a opção "Nenhum" para os campos Mecanismo de Apoio/Fomento ao Comércio Exterior (Tomador/Prestador).

Em relação ao código numérico de 3 dígitos para o dólar americano, ainda não tenho certeza do que colocar.
Encontrei neste site (https://www.fazcomex.com.br/siscomex/codigo-de-moeda-siscomex/) dizendo que o código é 220.
Porém, nas mensagens anteriores aqui do tópico um colega encontrou neste site (https://pt.iban.com/currency-codes) que o código é 840. 

Se alguém tiver certeza de qual é o código correto para o dólar americano, por favor nos ajude e referencie a fonte da informação para que todos possam consultar tb. Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.