x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.091

Contabilização de Comodato

Danilo Sanches

Danilo Sanches

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 42 semanas Segunda-Feira | 11 setembro 2023 | 22:43

Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Estou prestando serviço para um empresa que mantém muitos de seus bens em comodato. Ela imobilizou grande parte de suas máquinas e realiza contrato de comodato. 

Minha dúvida é como contabilizar esses bens que foram imobilizados como um comodato. 

Alguém pode me dar uma luz?

Agradeço!

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 42 semanas Terça-Feira | 12 setembro 2023 | 13:21

Danilo,
Segundo o item 06 do CPC 27: "Ativo imobilizado é o item tangível que:(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e (b) se espera utilizar por mais de um período". O emprego dos bens nas operações da entidade por intermédio de comodato se amoldam ao conceito de "outros" referidos no item "a". Portanto, nada muda quando a entidade que usava os bens tenha resolvido cedê-los a terceiro em comodato para atender ao seu modelo de negócio.
Se nada muda, eles continuam no ativo imobilizado e sujeitos a depreciação. VC deve criar um controle contábil para saber a localização dos bens posto que eles estarão em poder de terceiros e serão devolvidos ao final do contrato. 

Danilo Sanches

Danilo Sanches

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 41 semanas Quarta-Feira | 13 setembro 2023 | 12:30

Boa tarde, Edmar! 

Obrigado pela explicação. Consegui compreender.

Você consegue me dar um exemplo da contabilização que citou?

Eu pensei em criar esta conta de poder de terceiros e uma conta de compensação, onde irá ficar debitando e creditando as notas de remessa e retorno do que for comodato. Procede esse raciocínio?

Obrigado mais uma vez.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.