x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 499

CONTABILIZAÇÃO CONTRATO COMERCIALIZAÇÃO ENERGIA ELETRICA

Mariana

Mariana

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 46 semanas Segunda-Feira | 18 setembro 2023 | 09:34

Olá.

Pessoal, minha empresa fez uma operação de compra e venda de energia eletrica. Um contrato de venda de energia e um outro de compra. Cedendo por 3 anos o excedente de energia a um banco, este banco pré pagou, antecipadamente, pelo montante cedido. Todo mês eu devo emitir uma NF de cessão do excedente de energia (apenas de formalização) para este banco usando o CFOP 5251 e o banco também emitirá uma NF de CFOP 5251 para mim, referente a venda da energia. Nesse meio, o meu fornecedor de energia tb emitirá uma NF do contrato original, com o mesmo CFOP 5251. 

Como é uma operação nova para nós, não sabemos como contabilizar corretamente a entrada do recurso (pago pelo banco o pré pgto da energia) e como fazemos com essas NFs que serão emitidas, se gerarão financeiro... como contabilizar toda essa operação? do inicio ao fim?

Obrigada a quem puder ajudar de alguma forma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.