x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 299

Como contabilizar troca de mercadoria

José Luiz Almeida Fagundes

José Luiz Almeida Fagundes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 42 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 18:41

Muito bom dia a todos!
Estou com dúvida quanto a contabilização referente a troca de mercadorias. Neste caso não houve troca com o valor a maior, mas o mesmo valor da mercadoria da primeira venda. Preciso dar entrada da mercadoria no estoque e criar uma conta no passivo apenas para troca de mercadoria, e quando houver a emissão da nota da troca, dar baixa no estoque e na conta troca de mercadorias?
Desta maneira:
Pela venda:
D: Banco (AC)
C: venda de mercadorias (CR)       
OBS: neste caso é uma empresa do simples, no final do ano a empresa me envia o arquivo do estoque, então não precisa ficar dando baixa no estoque com o CMV certo?
Pela troca:
D: estoque (AC)
C: Troca de mercadorias (PC)
Pela saída:
D: Troca de mercadorias (PC)
C: Estoque (AC)

Estou começando agora com empresas, e ficou esta dúvida referente a baixa em estoque, como disse acima, se a empresa envia arquivo para que possamos fazer os livros contábeis, tem necessidade de ficar dando baixa em estoque? Se sim, no caso toda nota que chegar de compra de mercadorias, tenho que puxar direto do sistema para que as mercadorias entrem em estoque?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.