x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 289

EMPRESA LUCRO REAL

Leandro Augusto Marcolino

Leandro Augusto Marcolino

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 40 semanas Segunda-Feira | 9 outubro 2023 | 20:26

BOA NOITE MEUS AMIGOS 

EU SOU AUXILIAR FISCAL EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE . EU TENHO CLIENTE QUE E SIMPLES NACIONAL E ESTA PENSANDO EM VIRAR LUCRO REAL .

QUAIS AS ORIENTAÇÕES QUE POSSO PASSAR PARA AJUDA O MEU CLIENTE A TOMAR A DECISÃO CORRETA, QUAIS AS VANTAGENS DE  SER LUCRO LEAL? QUAIS SAO AS DESVANTAGENS DE SE LUCRO REAL ?

QUAIS CURSOS EU POSSO FAZER PARA PODER AJUDAR O MEU CLIENTE NESSA NOVA JORNADA 

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 40 semanas Terça-Feira | 10 outubro 2023 | 07:42

Leandro,  bom dia

a principio:   
empresa simples nacional
vantagem : tributação mais simplificada   e não tem a incidência da parte patronal sobre a folha de pagamento
desvantagem>  deppendendo do faturamento compensa mais o lucro  presumido

Lucro real>  
vantagem:  caso a empresa tenha muita despesas, pagará menos impostos
desvantagem:  aliquotas dos impostos mais elevadas e controle muito maior das receitas/despesas
- tanto par ao lucro real para o presumido, tem a incidência em torno de 28% (despesa ) sobre os salarios
- parra o lucro real o PIS é de 210% e Cofins de 7,6%,  mas nem todas as despesas  pode se creditar ( regime nao cumulativo )

Márlus


Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 40 semanas Terça-Feira | 10 outubro 2023 | 08:25

Bom dia
A primeira questão que deve ser analisada com seu cliente é se realmente o Lucro real é a melhor opção para o tipo de atividade que ele irá exercer. Além do Lucro Real, o Lucro presumido também deve se analisado.
Eu sugiro simular o faturamento desse ano nos três regimes para verificar se faz sentido essa opção. Caso se sinta inseguro, talvez seja melhor contratar uma empresa terceirizada pra simular essa questão e dar mais segurança na escolha, pois em caso de erro a empresa pode ser fortemente penalizada pagando mais impostos do que deveria.
É necessário verificar a incidência de impostos como PIS e Cofins, ICMS, ISS e INSS. Verificar a possibilidade de aproveitamento de benefícios nos três regimes, tais como isenções e/ou imunidades de ICMS. Produtos monofásicos ou aliquota zero de Pis/Cofins. Aliquota de ISS que irá variar conforme a cidade. Possibilidade de opção pelo regime cumulativo de PIS/Cofins mesmo no Lucro real. E etc....

Se quiser me chame no privado que posso tentar auxiliá-lo. Eu estou tentando estudar essa questão de planejamento tributário no momento e seria um otimo exercício tentar te ajudar nisso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.