x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.194

Declarar IRRF 3208 na Reinf 4000

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 40 semanas Quarta-Feira | 11 outubro 2023 | 09:05

Prezados colegas. 
Estou com uma dificuldade em declarar um aluguel pago de nossa empresa PJ para uma PF.
Temos um aluguel que pagamos todos os meses e por causa do valor fazemos a retenção do IR e recolhemos depois com a DARF codigo 3208.
Inclui o lancamento no sistema, e enviei para a Reinf.
Porem o sistema da Receita traz o seguinte erro:
"Informação permitida apenas se a natureza de rendimento informada {natRend} for do grupo 10 da Tabela 01 ou se constar "S" na coluna 13º da mesma tabela.
Pois bem estou usando o codigo 13002 Rendimentos de Alugueis, Locação ou Sub Locação.
Algum colega sabe me dizer oque posso estar fazendo de errado?
Será que esse codigo 13002 seria no caso de a empresa estar locando e recebendo o pagamento do aluguel?
Se sim, qual seria o codigo correto para eu fazer o lancamento e gerar o valor do Ir Retido na Reinf?
Muito obrigado.

Paulo Pereira

Paulo Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 39 semanas Sexta-Feira | 13 outubro 2023 | 09:44

Bom dia, Pedro;

Geralmente esse erro acontece pelo fato do sistema contábil estar enviando como pagamento de RRA. E, por isso, precisaria informar o processo que deu origem e etc. Nesse caso, pode estar verificando o cadastro do pagamento dentro do sistema ou até mesmo enviar diretamente do ecac;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.