x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 40

Nota Fiscal de Entrada

Jefter França

Jefter França

Iniciante DIVISÃO 2, Vidraceiro(a)
há 40 semanas Domingo | 15 outubro 2023 | 19:28

 Olá boa noite

Sou MEI a pouco tempo no ramo de vidraçaria não trabalho com estoque minha dúvida é, fiz minha primeira compra no CNPJ mais não foi para revenda e sim para uso e consumo lembra que meu estabelecimento está no mesmo endereço da minha casa e tambem meu fornecedor não me passou nota fiscal 

Sou obrigado a emitir nota de Entrada ?

Att Jefter 

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 40 semanas Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 11:00

Como MEI, você não é obrigado a emitir nota de entrada quando faz uma compra para uso e consumo no seu negócio, desde que a compra não seja para revenda, mas sim para utilização própria. No entanto, é importante que você mantenha um registro dessa compra e possua a documentação que comprove a transação, mesmo que seu fornecedor não tenha emitido uma nota fiscal.
É fundamental manter registros financeiros precisos, pois isso pode ser solicitado em auditorias fiscais ou para fins de controle interno do seu negócio. Portanto, você pode criar uma documentação interna, como um recibo ou comprovante de pagamento, para registrar a compra.
Certifique-se de manter todas as informações financeiras organizadas e de acordo com as regulamentações fiscais para garantir o cumprimento das obrigações como MEI.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.