x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 105

Contribuição do INSS

Anny

Anny

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 38 semanas Sexta-Feira | 20 outubro 2023 | 23:54

Recolhimento de INSS Facultativo juntamente com recolhimento de INSS por vinculo empregatício, tem alguma vantagem para aposentadoria?
Situação: Estou trabalhando como CLT e consequentemente recolhimento INSS através desse vinculo empregatício, ao mesmo tempo que meu pai (desde os meus 18 anos) paga meu INSS como facultativo para contagem de tempo de contribuição.
Questão: O pagamento paralelo tem algum benefício no momento da aposentadoria? Caso ele deixe de pagar o carnê facultativo por tempo de contribuição eu perco a contagem pelo tempo de contribuição e começo a contar por tempo de serviço?  O que define a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade?

Alguém, por favor, poderia me auxiliar com essas dúvidas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 38 semanas Terça-Feira | 24 outubro 2023 | 18:10

Se você é segurada obrigatória (CLT) , é impedida de recolher como facultativa e os pagamentos efetuados à partir do seu registro em carteira não contarão, nem para a carência, nem para o cálculo do valor de qualquer benefício.
Nesse caso, deverá interromper esse recolhimento e solicitar a devolução dos valores pagos indevidamente (à partir do período CLT), restrita aos últimos 5 anos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.