x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 188

Declaração de Bitcoins recebidos nos anos anteriores

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 37 semanas Segunda-Feira | 6 novembro 2023 | 18:28

Boa tarde, ano que vem terei que fazer a declaração de um cliente, e ele tem uma quantia em Bitcoins referente a pagamentos online que ele recebeu nos últimos anos, de anúncios no site dele e outros serviços que pagaram ele por Bitcoin.

Eu li na cartilha do IRPF que precisa informar o saldo em Bitcoin com base no valor que você pagou por ele. Como faço nesse caso? Visto que meu cliente não comprou os Bitcoins (talvez uma parte) mas o restante ele apenas recebeu ao longo dos anos e foi guardando.

Obrigado

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 36 semanas Quinta-Feira | 9 novembro 2023 | 10:02

Seria com base na quantidade de moedas vezes o custo médio de aquisição no dia 31/12 do ano-calendario da declaração.

Veja como declarar os Bitcoins que seu cliente possui:
1. Acesse a ficha "Bens e Direitos" da declaração.
2. Selecione a opção "Novo" para cadastrar um novo bem ou direito.
3. Escolha o código "08 - Criptoativos", na descrição, informe que se trata de Bitcoins.
4. No campo "Discriminação," você deve detalhar a quantidade de Bitcoins que seu cliente possui, informando a quantidade exata de moedas, por exemplo: "Posição de xxxx moedas em Bitcoins na instituição xxx ao custo médio de aquisição de R$."
5. No campo "Situação em 31/12/20XX," informe o valor do Bitcoin em reais correspondente ao saldo em 31 de dezembro do ano-calendário que está sendo declarado. É importante usar uma cotação oficial, que pode ser obtida em sites de acompanhamento de criptomoedas.
6. Caso seu cliente tenha vendido algum Bitcoin durante o ano, as operações de venda de criptomoedas também devem ser informadas na declaração, na ficha de "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva."
7. Lembre-se de que seu cliente também deve declarar eventuais ganhos de capital obtidos com a venda de Bitcoins, caso tenha ocorrido, observando o limite de rendimento isento e não tributável.
É fundamental manter registros detalhados das transações com Bitcoins, pois a Receita Federal pode solicitar comprovações em caso de fiscalização. Recomenda-se manter registros de todas as transações, incluindo datas, valores em reais e valores em Bitcoins.

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 36 semanas Quinta-Feira | 9 novembro 2023 | 18:13

Obrigado Alves.

No meu caso, eu ainda estou meio perdido em relação ao custo de aquisição visto que meu cliente não comprou os bitcoins mas recebeu como forma de pagamentos nos anos anteriores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.