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Como registrar na contabilidade a ajuda de custo que a empresa paga no plano de saúde

JOICE FLORES

Joice Flores

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 12:27

Boa tarde, a empresa que trabalho paga parte do plano de saúde de todos os colaboradores, paga 50% do valor correspondente a cada plano. No lançamento da folha, já enviamos o valor do plano para desconto abatido do valor correspondente à empresa. Por ser tratar de uma espécie de "ajuda de custo", este valor abatido em folha, não é registrado. De acordo com a nossa contabilidade, o saldo final de despesa na conta de assistência médica é o que caracteriza a despesa da empresa. 

Diante do exposto, gostaria de saber se há uma saída para que o valor correspondente à parte da empresa, possa ser registrado. 

Sabe-se que não faz sentido registrar em folha um auxílio de despesas médicas, e descontar o plano integral, pois esse auxilio incorporaria o salário e geraria mais encargos, meu entendimento está correto?

Poderia, por exemplo, descontar o valor integral do plano de saúde do colaborador e a empresa pagar um reembolso de despesas no valor da ajuda de custo para cada colaborador?

O mesmo serviria para os sócios?

Obrigada.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 17:29

Boa tarde Joice,
Se entendi direito, os funcionários possuem plano de saúde e 50% é subsidiado pela empresa.
Uma solução seria a seguinte:
Quando o plano de saúde enviar as notas fiscais do serviço, a empresa registra a mesma 100% na despesa
D- Despesa com plano de saúde - $ 100,00
C- Fornecedor de serviço a pagar - $ 100,00

Na folha de pagamento, o desconto no funcionário deverá ser da seguinte forma:
D - Salário a pagar  - $ 50,00
C - Despesa com plano de saúde - $ 50,00
Deste modo, está sendo estornado o valor da despesa que é parte do funcionário e deixando o salário a pagar no valor líquido.
Att.

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 20:33

Boa noite Joice,

Essa empresa faz apuração pelo lucro real?
Porque você tem necessidade de registrar essa despesa na contabilidade?

Na verdade, se você puder comprovar que paga algo para o funcionário como plano de saúde e for para todos sem exceção, não será considerado salário ou renda.

Como é feito o pagamento para a empresa de plano de saúde, em nome da empresa ou em nome de cada funcionário individualmente.
Vejo a solução proposta pelo Allan bastante proveitosa.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.

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