x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 42

Renegociação de Empréstimo

Bruno Toledo

Bruno Toledo

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 35 semanas Terça-Feira | 14 novembro 2023 | 08:22

Bom dia. Como eu lanço uma renegociação de empréstimo na minha DRE ? Digamos que o empréstimo seja de 600 mil, 5 anos, Bullet, com pagamentos de juros anuais de 10% a.a, a serem pagos em 31 de dezembro de cada ano. Ou seja, anualmente pagarei 60 mil de juros e no ultimo ano liquidarei o Principal + Juros  (600 mil + 60 mil). Digamos que no Ano 1 e Ano 2 tudo tenha corrido bem mas que no Ano 3 eu precise renegociar a dívida e faça essa renegociação em 31 de dezembro.  O resultado dessa renegociação é: Os juros de 60 mil, devidos na data (31/12/Ano3), são renegociados para 30 Mil e serão pagos em 31/03 do ano seguinte (Ano 4). Além disso as duas próximas parcelas de juros (31/Dez/Ano 4 e 31 /Dez/Ano 5) são renegociadas para 40 mil, ao invés de 60 Mil. Pra finalizar o valor de principal a ser pago em 31/Dez/Ano5 passa a ser 400 Mil, invés de 600 Mil. Qual o impacto dessa renegociação na minha DRE, do ano que fiz a renegociação (Ano3) ? Como eu faço os lançamentos ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.