x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 146

saldos dobrados de fornecedores

Cíntia

Cíntia

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 35 semanas Terça-Feira | 14 novembro 2023 | 14:03

Boa tarde!
 no meu estágio me foi pedido para corrigir os saldos dobrados das contas dos fornecedores. porém me deparei com vários lançamentos faltando apropriação, eu consegui desdobrar os saldos de vários fornecedores porém me chamaram a atenção porque aparentemente acabou afetando o banco.

Como deveria ser a minha correção dos lançamentos para que não afetasse a conta do banco e desdobrar os saldos?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 35 semanas Terça-Feira | 14 novembro 2023 | 16:34

Cíntia, boa tarde.

Primeiramente, se você é estagiária, você tem um supervisor. Dessa forma, o seu supervisor DEVE te orientar em todas as atividades que lhe forem designadas.

Contudo, a fim de te ajudar, se você está falando que na tentativa de corrigir os saldos dos fornecedores, afetou o banco, muito provavelmente então você resolveu "pagar" o valor dobrado ou excluiu um pagamento que não deveria.

Se o valor está dobrado, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se foi realizada a contabilização duplicada da operação que deu origem a essa obrigação.

Exemplo: a empresa comprou um produto e deve pagar R$ 1.000,00 por ele ao fornecedor. Logo a contabilização dessa aquisição é:

D - Mercadorias para Revenda (BP-AC)
C - Fornecedor A (BP-PC)

Se essa contabilização for feita dobrada, ao invés de R$ 1.000,00 a pagar nesse fornecedor, você vai ter R$ 2.000,00, pois a contabilização foi feita de forma duplicada. É só você, primeiramente, verificar o motivo dessa duplicidade e depois excluir uma contabilização. Esse é um dos motivos tá. Podem haver outros.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 35 semanas Terça-Feira | 14 novembro 2023 | 17:46

Boa tarde Cíntia,
A primeira coisa a fazer é mapear os registros duplicados e verificar a contrapartida destes lançamentos e onde os mesmos irão afetar.
Você mencionou que afetou o banco, deste modo, entende-se que não é realizada a conferência conforme extratos bancários.
A forma correta é identificar e excluir os lançamentos pois irá piorar os registros se resolverem estornar os mesmos com outros lançamentos.
Caso tenha declarações que influenciam, após esse trabalho, seria efetuar as retificações.

Thiago

Thiago

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Controladoria
há 34 semanas Quarta-Feira | 22 novembro 2023 | 15:54

Boa tarde, Cintia.

Reforço a importância de realizar a conciliação bancária diariamente, uma vez que, se a conta contábil estivesse em dia batendo com os saldos bancários, não seria necessário mexer nos lançamentos que envolviam o banco.

Muito provavelmente, as provisões de pagamentos desses fornecedores estão duplicadas, causando assim um saldo indevido a pagar para os fornecedores.

Sugiro que você tire um razão das contas contábeis dos fornecedores e avalie se existe duplicidade nos lançamentos provisionados.

ARIELE CARRIJO

Ariele Carrijo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 34 semanas Quinta-Feira | 23 novembro 2023 | 15:48

é difícil até de opinar sobre isso 
provavelmente mexeu em algum lançamento cujo partida dobrada era BANCO.
o ideal seria rever os lançamentos alterados/excluídos e reverte-los
ou reconciliar o banco

dessa forma consegue verificar o que houve com o seu saldo bancário

Mas, se inicialmente sua conta de fornecedor estava virada, pode haver alguns motivos: 
pagamento de venda sem NF
pagamento erroneamente ao fornecedor
lançamento indevido na conta do fornecedor
lançamento de juros na conta de fornecedor

o ideal e verificar cada situação.

Ariele Carrijo

Contadora - RJ
24 - 99256-7805

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.