x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 211

Conta contas a receber credora

Mary Elza Fontana de Castro

Mary Elza Fontana de Castro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 33 semanas Terça-Feira | 28 novembro 2023 | 10:47

Bom dia, tenho um novo cliente cujo antigo contador faleceu e o escritório fechou que me entregou balanço e balancete b de  2022 com a conta contas a receber credora , creio que inverteram o lançamento quando foram contabilizar oque vocês sugerem que eu faça para corrigir esse lançamento?, conta de ajustes de exercícios anteriores poderia ser utilizada? Agradeço toda e qualquer ajuda.

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 33 semanas Terça-Feira | 28 novembro 2023 | 11:41

Bom dia Mary

Eu faria um levantamento para apurar o saldo correto das contas a receber e, sim, utilizaria ajustes de exercícios anteriores para fazer um acerto no saldo.
Espero ter ajudado

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Raquel de Araujo Pinto

Raquel de Araujo Pinto

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Sexta-Feira | 17 maio 2024 | 18:52

Ola
Estou com um problema em uma empresa lucro real , percebi que em 2020 foi lançado um saldo a débito nos lucros acumulados, pores esse saldo seria de prejuízo acumulado.

Alguém poderia me ajudar como faço esse lançamento de ajuste de exercícios anteriores?

Uma vez que preciso debitar a conta de prejuízo acumulado, como eu faço o zeramento dosa conta ajuste de exercícios anteriores?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 semanas Sábado | 18 maio 2024 | 12:01

Raquel,
bom dia.

Os ajustes de exercícios anteriores ocorrem apenas nas contas de resultado - receitas e despesas.
Os lançamentos por você descritos não irão alterar o saldo do Patrimônio Líquido.

Faça a reversão entre contas da seguinte forma::
D - Prejuízos Acumulados
C - Lucros Acumulados.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.