x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 518

DÚVIDA COM DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

GABRIELE  DE OLIVEIRA

Gabriele de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 32 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 10:25

Olá, estou com uma dúvida relacionada às contas ao distribuir lucros ao sócio de uma empresa.
Pesquisei aqui no fórum e encontrei que a distribuição é feita da seguinte forma:

D - Lucros Acumulados (PL)
C - Dividendos a pagar (PC)

Mas quando faço o lançamento dessa forma, debitando a conta de lucros acumulados, ela aumenta de valor em vez de diminuir. Isso está correto? Ela está somando o valor de 35.200,00 (que estou distribuindo) aos lucros que já estavam lá. 
O correto não seria diminuir o valor dos lucros que estavam lá?

GABRIELE  DE OLIVEIRA

Gabriele de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 32 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 10:53

Nesse caso qual ajuste deve ser feito? 
Pois no plano de contas ela está cadastrada como "Credora". Porém no encerramento do exercício passado (feito por outra pessoa) ela ficou devedora.

Alguém sabe me dizer o motivo que leva a conta a ficar devedora e o que preciso fazer? 
Desde já, agradeço.

AIRLES AMANCIO

Airles Amancio

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 32 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 11:29

Bom dia Gabriele, 

Se a conta está como devedora significa que no ano calendário ela teve prejuízos acumulados, portanto não deveria ser distribuído Lucros no período. 
Nos encerramentos trimestrais do ano em curso foi obtido Lucros ou prejuízos? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.