x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 243

Apresentação de balanço patrimonial em licitações para microempresas

Maksim Faria da Silva

Maksim Faria da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 30 semanas Terça-Feira | 19 dezembro 2023 | 16:48

Olá, meu nome é Maksim e tenho uma microempresa optante pelo simples Nacional e onde resido na cidade de Porto Alegre, as licitações por aqui estão sendo obrigatórias a apresentação de BALANÇO PATRIMONIAL no quesito QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA FINANCEIRA. Meu contador nunca fez meu balanço, até porque a lei nos permite essa não obrigatoriedade.Mas a questão a questão aqui particularmente é sobre as licitações, onde a prefeitura exige e não tem nenhuma cláusula dizendo algo sobre isentar as micro e pequenas empresas.E o fato de eu particularmente não querer fazer essa declaração é por 2 simples motivo; 1° Se a minha fazer a primeira vez,deveremos fazermos todos os anos ! e em 2° porque meu contador irá me cobrar um salário mínimo anual para cada informação destes balanços,além do que eu já pago mensalmente.

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 30 semanas Terça-Feira | 19 dezembro 2023 | 16:56

Voce tem 2 opções neste caso:

1 - nao participar da licitação
2 - trocar de contador

infelizmente as regras de licitação são estas, se eles exigem e voce quer participar voce tem que fornecer...se voce nao quer pagar o valor cobrado pelo seu contador o mercado é livre para voce procurar um que faça...particularmente acho bem preguiçoso contador que nao faça balanço só por conta de uma empresa ser do simples nacional. ..mas aí é uma opinião minha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.