x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 346

Ganho de capital (venda imóvel) precisa preencher o GcAP, se fizer uma transação em até 30 dias?

Aloizio

Aloizio

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 29 semanas Quarta-Feira | 27 dezembro 2023 | 11:45

Boa tarde Pessoal!
Estou com a seguinte situação:
Vendi um imóvel em 01/12/2023, e gerou ganho de capital. .. contudo tenho um financiamento de outro imóvel.
Para ganho de capital, tenho até o último dia útil do mês subsequente para fazer os procedimentos no GcAP e pagar os 15% de imposto sobre o lucro... contudo, consigo usar o valor do lucro para amortizar o meu antigo financiamento, ainda dentro desse período.
Dito isso, a pergunta é: se eu usar o lucro para amortizar o financiamento, mesmo que seja até o dia 31/01/2024.... eu precisarei fazer o procedimento no GcAP? ou seja, precisarei pagar os 15% ...para depois reaver quando eu fizer o imposto de renda? é assim que funciona?

Obrigado!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 29 semanas Quarta-Feira | 27 dezembro 2023 | 13:08

Boa Tarde,

Conforme Instrução Normativa n.º 2.070/2022, uitilizando este lucro para financiar outro imóvel está isento do IR (Gcap).

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Aloizio

Aloizio

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 29 semanas Quinta-Feira | 28 dezembro 2023 | 08:16

Bom dia Telma!
Aproveitando, Feliz Natal e um promissor 2024! e Agradeço a pronta resposta!
Apenas para ratificar, sendo assim eu não preciso fazer o procedimento no GCap? 

Obrigado!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 29 semanas Sexta-Feira | 29 dezembro 2023 | 08:33

Bom Dia,

Feliz 2024 para vc também...rs

Apenas para ratificar, sendo assim eu não preciso fazer o procedimento no GCap?  Não.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.