x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 124

Apuração mensal Mei

Flavio Juarez Moura Flores

Flavio Juarez Moura Flores

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 29 semanas Sexta-Feira | 29 dezembro 2023 | 14:23

Preciso fazer a apuração mensal do Mei de minha esposa, para pode fazer a declaração em 2024 gostaria de deixar pronto, preciso registrar mês a mês todas as movimentações das contas pessoais e do Mei, ou somente a do Mei, mais anexar as notas de compras? Se alguém puder me auxiliar eu agradeceria. Obrigado, Flavio Flores.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 29 semanas Sexta-Feira | 29 dezembro 2023 | 14:41

Olá, Flávio,

O que o MEI precisa controlar mensalmente, podendo utilizar o modelo disponibilizado pelo governo ou qualquer controle próprio, .são as suas receitas obtidas com as vendas e/ou serviços prestados, a fim de evitar que se ultrapasse o limite anual de R$ 81.000,00 (atente-se ao fato de que, caso tenha aberto o MEI esse ano, esse limite será proporcional ao número de meses desde a abertura). 
Em relação ás compras de mercadoria para revenda ou para utilizar na prestação de serviços atente-se ao fato de que não podem ultrapassar a 80% do seu faturamento total no ano; exemplo: faturei R$ 50.000,00 em 2023, minhas compras não podem ultrapassar R$ 40.000,00.
Uma orientação que costumo dar aos MEI's é que abra uma conta corrente para concentrar os recebimentos e pagamentos do MEI, o que facilita o controle do empresário e evitar mesclar as finanças pessoais com as da empresa.

Espero ter ajudado

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.