x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 70

Gastos de Pré-Produção - Novo Produto

Adriano A. da Silva

Adriano A. da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 30 semanas Quinta-Feira | 4 janeiro 2024 | 13:30

Pessoal, boa tarde!
Antecipadamente agradeço a atenção e possíveis respostas.

Minha dúvida, basicamente, está relacionada a gastos de pré-produção.
Contextualizando estamos com um desenvolvimento de um novo produto, em fase de construção de todos os ativos que serão utilizados para a produção das peças que irão compor o produto final, mas, teremos também, peças já fabricadas hoje que serão inseridas nesse novo modelo.

Os itens que serão utilizados para testar o funcionamento dos ativos não me gera questionamento, pois deve ser custo do ativo.

Mas, minha dúvida está na questão da produção de itens finais, que serão considerados como protótipos para realização de testes no produto final (funcionalidade, qualidade, usabilidade, etc) e a destinação destes itens é a destruição. Não são itens vendáveis.

Atualmente, esses apontamentos acabam sendo destinados à custos, afetando o custo dos itens produzidos, mesmo não tendo esse novo modelo ainda disponível.
Meu entendimento é que esses gastos deveriam ser despesa do período, não afetando o custo dos itens produzidos, sendo assim, o que chamei aqui como "pré-produção", até mesmo com a criação de um centro de custo específico para esse gastos, para que não afetem o custo, indo diretamente para "despesas do período"

Gostaria da ajuda dos colegas se há concordância com o meu entendimento e se estes gastos deveriam ser consideradas como "despesas operacionais".
Não localizei algo do tipo, por isso a criação desse novo tópico.

Novamente agradeço e, se por acaso, eu não tenha conseguido explicar o meu questionamento, deixem-me saber.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.