x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 3.172

Obrigatoriedade de Registro do Balanço Patrimonial - Empresa Simples Nacional

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 09:07

Olá prezados (as)!
Sou Contador recém formado e felizmente consegui assumir a responsabilidade da minha primeira empresa, esta por sua vez, optante pelo Simples Nacional. Por ser algo ainda bem "Informal", fiz a escrituração contábil (pouco movimento) em Excel, observando todos os requisitos para ser considerado uma escrituração contábil, (BP, DRE, DMPL, Livro diário, Livro Razão, os lançamentos em ordem cronológica, enumerados e etc). Tenho duas dúvidas;

1)- Existe algo que impeça que eu continue fazendo a escrituração dessa forma e estaria eu, obrigado a contratar um software de contabilidade ou não, posso manter como está até que tenha demanda que justifique a contratação de tal?

2)- Após o encerramento do período, como devo proceder? Preciso registrar o Balanço na junta comercial? Preciso fazer algum procedimento além das obrigações Mensais/Anuais de uma empresa do Simples? Se a resposta for sim, alguém pode me orientar sugerindo a ordem dos fatos por exemplo, encerrar o período, elaborar as demonstrações/Termos, colher as assinaturas, etc?

Desde já agradeço vossa atenção. Att 

Fernanda Felbinger

Fernanda Felbinger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 09:29

Anderson

Primeiramente seja bem vindo a classe.
Aconselho a você fazer uma leitura da Lei complementar 123, legislação base do simples Nacional.
E  das Normas Contábeis com relação a Escrituração Simplificada 
cfc.org.br
E se informar na Jucerja como proceder com relação ao registro dos livro Diário, verificar o valor da taxa e a utilização do Protocolo WEB, caso seja do RJ

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 10:39