x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 3.172

Obrigatoriedade de Registro do Balanço Patrimonial - Empresa Simples Nacional

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 09:07

Olá prezados (as)!
Sou Contador recém formado e felizmente consegui assumir a responsabilidade da minha primeira empresa, esta por sua vez, optante pelo Simples Nacional. Por ser algo ainda bem "Informal", fiz a escrituração contábil (pouco movimento) em Excel, observando todos os requisitos para ser considerado uma escrituração contábil, (BP, DRE, DMPL, Livro diário, Livro Razão, os lançamentos em ordem cronológica, enumerados e etc). Tenho duas dúvidas;

1)- Existe algo que impeça que eu continue fazendo a escrituração dessa forma e estaria eu, obrigado a contratar um software de contabilidade ou não, posso manter como está até que tenha demanda que justifique a contratação de tal?

2)- Após o encerramento do período, como devo proceder? Preciso registrar o Balanço na junta comercial? Preciso fazer algum procedimento além das obrigações Mensais/Anuais de uma empresa do Simples? Se a resposta for sim, alguém pode me orientar sugerindo a ordem dos fatos por exemplo, encerrar o período, elaborar as demonstrações/Termos, colher as assinaturas, etc?

Desde já agradeço vossa atenção. Att 

Fernanda Felbinger

Fernanda Felbinger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 09:29

Anderson

Primeiramente seja bem vindo a classe.
Aconselho a você fazer uma leitura da Lei complementar 123, legislação base do simples Nacional.
E  das Normas Contábeis com relação a Escrituração Simplificada 
cfc.org.br
E se informar na Jucerja como proceder com relação ao registro dos livro Diário, verificar o valor da taxa e a utilização do Protocolo WEB, caso seja do RJ

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 10:39

Fernanda,
Bom Dia

Não, entendo que se seguir as regras de escrituração, sim pode manter em excel, todos os registros, claro lembrar de fazer termo de Abertura e encerramento.

Quanto  Registro, não ha necessidade de fazer.

Como disse nosso colega, sim deve verificar o disposito que trata do Simples. DE uma lida nos Artigos do Codigo Civil , creio ser 1178 a 1195.

e Boa Sorte

Dica:
Mantenha osllançamentos em excel, pois há no mercado sistema que importa estes lançamento direto do excel, eu mesmo utilizo um. E muito pratico.

Fernanda Felbinger

Fernanda Felbinger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 11:24



Caro Vanil,

Desculpe mas em momento algum emiti opinião sobre o que deve ou não ser feito, apenas sugeri que ele buscasse mais conhecimento de preferencia na lei.
 
Caso possa Contribuir mais com o colega, apenas o faça. 

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 17:28

@Fernanda e @Vanil
compreendi perfeitamente o exposto acima.
Estou lendo todas as fontes citadas, inclusive a ITG 2000 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL que trata especificamente dos requisitos necessários para a escrituração contábil.

Desde já, agradeço a atenção empenhada de todos!

att

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 27 semanas Sexta-Feira | 12 janeiro 2024 | 16:27

É muito difícil achar profissionais que mostram a direção. A maioria faz como a Fernanda: pegue o mapa e se vire. 

Luan Andrade

Luan Andrade

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 24 semanas Quarta-Feira | 31 janeiro 2024 | 12:39

Pedro, também estou iniciando agora, você poderia me disponibilizar uma cópia desse excel (BP, DRE, DMPL, Livro diário, Livro Razão, etc), pois estou com o meu primeiro cliente e não tenho sistema contábil. Se for possível compartilhar uma cópia pode me enviar por email @Oculto, desde de já muito obrigado !!

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 23 semanas Sexta-Feira | 9 fevereiro 2024 | 18:59

Caro Pedro,
Eu particularmente não vejo problema, desde que, você o faça bem estruturado. Eu sou responsável apenas por um CNPJ, também do Simples Nacional (de um familiar) e uso um sistema para confecção do livro diário e razão.  PONTO DE ATENÇÃO, se você irá fazer de forma manual e pelo excel, sugiro que procure na internet um modelo de plano de contas, para que você coloque na sua planilha, uma vez que constará os códigos das contas vinculados ao plano de contas.

Quanto a confecção do livro diário, em sua composição têm-se o Termo de Abertura, diário geral (histórico de lançamentos), Balanço Patrimonial, DRE e Termo de Encerramento. Quanto aos termos de abertura e encerramento, no meu caso a junta comercial aqui do Distrito Federal já faz isso por mim, eu só preciso preencher alguns dados corretamente quando solicito o registro do livro.
No livro razão têm o Termo de Abertura, diário razão e Termo de Encerramento. Pelos menos é assim que faço, depois eu tenho que converter o arquivo para PDF-A. Eu pago a taxa na junta comercial para o livro diário e razão, depois envio o arquivo para junta e assino. Lembrando que as assinaturas são usados na junta são pela conta gov.br, no caso a assinatura do responsável pela empresa e a sua como responsável (contador) .

Depois tem que ficar acompanhando dentro do sistema da junta comercial, pois se houver pendência, a junta comercial dirá qual é o motivo e você irá arrumar.

Sobre obrigações, eu particularmente envio declaração mensal no sistema do simples nacional, que gera o DAS da empresa quando há faturamento, DCTFWeb, uma outra obrigação aqui no DF (que envio zerado kkk) e é o que estou lembrando no momento. Espero ter ajudado de alguma forma.


Fernanda Felbinger

Fernanda Felbinger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 18 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 07:48

Cara Juliana,

É pegue o mapa e aprenda!
Você vai experimentar desenvolver sua própria capacidade.
E o CRC oferece muitos cursos gratuitos .
Temos várias fontes de conhecimento.
Estudar é a forma mais simples pra se diferenciar. Juliana

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 18 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 11:50

Bom dia a todos!

Pedro
Você pode sim manter a sua escrituração em excell, mas apenas para seus controles. As empresas do Simples Nacional tem de fazer a Declaração Mensal para a geração da guia a pagar e depois a DEFIS que é a Declaração Anual, essa sim que é oficial, por exemplo para Bancos.

Demais participantes, é interessante não ficar comentando as postagens uns dos outros para não haver conflitos.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 15:02

Obrigado a todos pelas respostas acima. Creio que todas foram importantes e contribuiram para enriquecer o nosso conhecimento.
Caro @LUAN ANDRADE, até achei alguns modelos gratuitos, online, através do Youtube, mas não os recomendo, pois conforme a complexidade for aumentando, você poderá sentir muitas dificuldades, então recomendo mesmo a contratação de um software profissional para a execução. Hoje conseguimos um bom, por mais ou menos R$: 350,00. Você pode imbutir o valor nos seus serviços ou combinar com o contratante para que o mesmo arque com essa mensalidade.
Caso ainda queira um arquivo em excel, conforme comentado pelos (as) colegas acima, não existe nenhum problema, desde que sejam organizados e que não deixem dúvidas. Disponibilizarei um link no qual consegui um arquivo legal para fazer a escrituração, de forma gratuita. Mas como comentado, no final de contas acabou não resolvendo o meu problema.

O link do vídeo é este: https://www.youtube.com/watch?v=jdjLepkyQKI
O link de Dowload é este: https://lucianolbc.wixsite.com/falandocontabiles/services-9
Espero ter ajudado.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.