x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 164

Formas de contabilização despesa futura - patrimonial - Comercio Exterior

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 25 semanas Quarta-Feira | 24 janeiro 2024 | 10:00

Olá, pessoal, bom dia.
Recentemente surgiu uma demanda em que preciso bater os saldos da minha conta fornecedor com a empresa matriz (a receber dela).
Como a matriz é uma empresa estrangeira, toda (invoice) fatura que eles emitem pra nós (importamos peças) eles colocam no ativo a receber no próprio mês de emissão.
Porém, existe todo um processo de desembaraço aduaneiro e quando chega no brasil, as vezes demora 1 a 2 meses para eu poder entrar as peças no estoque com a nota fiscal de entrada e assim jogar pra fornecedor como divida. 
Ou seja, os saldos mês a mês dificilmente vão bater pois o que eles consideraram, no meu nem aconteceu ainda.
Porém, no final do fiscal year, preciso bater estes saldos e surgiu este problema pois invoices de novembro/dezembro emitidas por eles, não contabilizei ainda e preciso ver uma forma de ajustar isto.

Pensei em criar uma conta no passivo de: provisão de invoices a pagar, fazendo lançamento com estorno em dezembro (batendo os saldos) e janeiro vida normal.
Mas também tenho uma conta de adiantamento a fornecedor - matriz, em que essas invoices vou antecipando pagamentos, e ai quando entra chega no brasil, faço a baixa do adiantamento e jogo o saldo pra fornecedor.

Alguém poderia me ajudar o que eu poderia fazer pra lançar estes ajustes? e se eu lançar na conta de adiantamento mesmo como - Lançamento de provisão? assim trabalharia no entre contas patrimoniais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.