Boa tarde
O Código Civil determina que toda empresa tenha um contador habilitado (com CRC ativo), mas o sistema não irá impedir de você desenquadrar sua empresa, ou mesmo efetuar as declarações mensais, entretanto não recomendo.
Mesmo no simples a empresa tem diversas obrigações acessórias a serem seguidas. Acredito ainda que a falta de especialidade em departamento fiscal pode evitar que aproveite alguns benefícios e a economia que acha que está tendo esteja saindo por outro lado.
Na parte de departamento pessoal também não é diferente visto a quantidade de regras que a CLT garantem e ainda diversas sumulas que existem ao redor dela.
Em uma das ultimas empresas que entrou em nosso escritorio, percebi diversos erros tais como: a falta de aproveitamento dos impostos ja pagos anteriormente (substuiçao tributaria e monofasicos), por exemplo. Devido a isso a empresa pagava cerca de 30% a mais de impostos mensalmente.
Em outra não era aproveitado o fator R (um benefício fiscal concedido a empresas de medicina, odontologia, academias e etc), onde ela pagava 15,5%, quando na verdade com um bom planejamento pagaria 6%.
Entre outros casos diversos.
Enfim, sugiro procurar um bom contador para auxiliá-lo, inclusive me coloco a disposição.
"Quem paga errado, paga duas vezes""