x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 144

NAO TENHO CRC POSSO DESENQUADRAR MINHA PROPRIA EMPRESA E FAZER OS RELATORIOS MENSAIS?

ELIEZER Ribeiro da SILVA

Eliezer Ribeiro da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 16:30

Amigos tenho uma empresa que preciso desenquadrar ela este ano, se possivel em janeiro ainda, sou formado em administração e contabeis so faltou o TCC, nao tenho CRC, tem algum problema se eu fizer todo processo de desenquadrar e tambem o restante mensal que a empresa no simples exige? se for necessario CRC tenho amigos que podem ceder?

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 17:07

Boa tarde
O Código Civil determina que toda empresa tenha um contador habilitado (com CRC ativo), mas o sistema não irá impedir de você desenquadrar sua empresa, ou mesmo efetuar as declarações mensais, entretanto não recomendo.
Mesmo no simples a empresa tem diversas obrigações acessórias a serem seguidas. Acredito ainda que a falta de especialidade em departamento fiscal pode evitar que aproveite alguns benefícios e a economia que acha que está tendo esteja saindo por outro lado.
Na parte de departamento pessoal também não é diferente visto a quantidade de regras que a CLT garantem e ainda diversas sumulas que existem ao redor dela.

Em uma das ultimas empresas que entrou em nosso escritorio, percebi diversos erros tais como: a falta de aproveitamento dos impostos ja pagos anteriormente (substuiçao tributaria e monofasicos), por exemplo. Devido a isso a empresa pagava cerca de 30% a mais de impostos mensalmente. 
Em outra não era aproveitado o fator R (um benefício fiscal concedido a empresas de medicina, odontologia, academias e etc), onde ela pagava 15,5%, quando na verdade com um bom planejamento pagaria 6%. 
Entre outros casos diversos.

Enfim, sugiro procurar um bom contador para auxiliá-lo, inclusive me coloco a disposição.

"Quem paga errado, paga duas vezes""

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.