x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 214

Remessa industrialização como amostra grátis

julia

Julia

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 29 semanas Quinta-Feira | 1 fevereiro 2024 | 10:48

Boa tarde,

Se puderem sanar minha dúvida, agradeço.

No dia 24/01/2024 faturei uma nota incorretamente, a natureza de operação deveria ser remessa para industrialização cfop 6901, porém foi faturada como amostra grátis cfop 6911. Essa nota fiscal foi atrelada a um CTE e no dia 30/01/2024 o fornecedor solicitou o ajuste da nota fiscal para o cfop 6901, pois ele precisa dar entrada no sistema dele, nesse momento vi que a natureza esta incorreta.
Solicitei o cancelamento do CTE para a transportadora para poder cancelar a nota e fatura-la novamente, porém a mesma informou que não é possível portanto não consigo cancela-la mais (também se passaram 7 dias).
Neste caso, como posso prosseguir? Alguem saberia me auxiliar?

Agradeço.

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 29 semanas Quinta-Feira | 1 fevereiro 2024 | 11:52

Olá, Julia!

Se, não for alterar a tributação da nota emita apenas uma carta de correção, alterando:
CFOP; Natureza da operação e possivelmente CST, caso esteja incorreto.

Em últimos casos se não for possível, o ideal seria uma recusa por parte do recebedor, ai você emite uma nota em seu nome registrando o retorno, nesse caso simbólico, dessa mercadoria e emite nova nota com as informações corretas.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.