x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 149

Contabilização de matéria prima para produto acabado quando enviado para terceiro industrializar

Douglas Cristian Siquieri

Douglas Cristian Siquieri

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 22 semanas Quinta-Feira | 8 fevereiro 2024 | 10:33

Contabilização de matéria prima para produto acabado quando enviado para terceiro industrializar.
Bom dia Colegas Contadores.

Exemplo: minha indústria faz um produto, porem com a demanda ele terceiriza alguns enviando para uma empresa parceira fabricar.
Para o processo, minha indústria manda materiais com CFOP 5901 remessa para industrialização, e depois dou retorno nessa mesma nota com mesmo valor.
A duvida, esta no processo de usar esse material nas classificações contábeis, para converter essa matéria prima utilizada pelo terceiro contratado?

informações do site de consulta tributaria
5901: da remessa dos produtos para industrialização:
D- Materiais Remetidos para Industrialização (Conta de Compensação Ativa) - R$ 100.000,00
C- Remessas para Industrialização (Conta de Compensação Passiva) - R$ 100.000,00.

1902: do retorno dos produtos remetidos para industrialização:
D- Remessas para Industrialização (Conta de Compensação Passiva) - R$100.000,00
C- Materiais Remetidos para Industrialização (Conta de Compensação Ativa) - R$ 100.000,00

1124: do valor cobrado pela empresa executora da industrialização:
D- Estoque de Produtos Industrializados (Ativo Circulante) - R$ 10.000,00
C- Fornecedores (Passivo Circulante) - R$ 10.000,00. D - Remessa

mas não estou concordando, entendo que esta faltando lançamento antes de fazer o CMV, pois como irei converter a estoque de matéria prima + estoque de Produto acabado, no meu CMV/CPV?

Preciso fazer o CMV com os dois separado, ou somando? 

Pois o custo do meu PRODUTO é R$ 110.000. ok?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.