x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 385

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PARA MEI

Laura Lúcia Santos de Araújo

Laura Lúcia Santos de Araújo

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 23 semanas Quinta-Feira | 8 fevereiro 2024 | 10:44

Meus caros,

Uma empresa que é MEI, pretende realizar a escrituração contábil para que seu sócio PF, possar declarar todo o lucro liquido como ISENTO no IRPF, e não somente a presunção, como é a regra geral para o MEI.
Dessa forma, a empresa deve manter a escritração contábil para poder fazer isso. 
Minha dúvida: essa escrituração deve ser feita de que forma? Via sped ecd? Ou alguma outra forma mais simples? Há alguma base legal orientando isso?

Aguardo e desde já agradeço.

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 23 semanas Sexta-Feira | 9 fevereiro 2024 | 17:40

Prezada Lara, 

Li seu questionamento e fiquei confuso na parte que menciona "sócio", uma vez que na modalidade MEI não é possível ter sócio, mas vou presumir que isenção do lucro seja voltado para o dono do CNPJ. Não sou familiarizado com sped, no entanto, quanto a escrituração contábil, você poderia realizar os lançamentos dentro do sistema que você utiliza, depois salvar as páginas relativo ao livro diário, bem como balanço e DRE e plano de contas no formato pdf-a, depois registrar o livro na junta comercial do seu Estado.

Você enviaria dentro do site da junta comercial do seu Estado, você como contadora e o responsável pelo CNPJ MEI assinam e transmitem. Na junta comercial aqui do DF eles usam assinatura da conta  "gov.br.", eu particularmente nunca fiz escrituração para MEI, mas acredito que seja o mesmo procedimento. Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.