x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 68

Passivo circulante - Não estou acreditando em algumas informações do contador.

PABLO DOS SANTOS LANG

Pablo dos Santos Lang

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 21 semanas Quarta-Feira | 14 fevereiro 2024 | 19:52

A minha duvida é a seguinte, sou empreendedor, e pedi para meu contador que eu mesmo gostaria de estudar e montar o meu balanço, entretanto estou com uma duvida ao qual não estou confiando plenamente na informação dele. Ele me informou que as contas (que não teria obrigação futura) energia, água, locação de imóvel, contabilidade, dentre algumas outras, precisam estar no passivo circulante como para o ano todo. Fiz meu balanço em 01/01/2024, o mesmo quer que eu lance essas contas contas para todo o ano. 

Exemplo: Vamos supor as contas de locação do imóvel R$5.000,00 e energia R$4.000,00 o mesmo informou que o valor a ser lançado seria 12x R$5.000,00 e 12xR$4.000,00 dando respectivamente R$60.000,00 e R$40.800,00. Apesar dessas contas fazerem parte todos os meses das atividades da empresa, em caso de interrupção de atividade, não teria obrigações com as mesmas.

Ao meu ver, inserir dessa forma, aumentaria de forma desproporcional e não verídica o passivo circulante, pois apesar de essas despesas virem a surgir, elas não são uma obrigação, vale ressaltar também que sem levar em consideração as receitas que a empresa terá, o resultado que se transforma é em uma empresa endividada.

Essas contas se diferem de contas como por exemplo, o pagamento de um financiamento, que diferente de continuidade ou não da atividade, a mesma é uma divida contraída, assim também como o parcelamento de uma divida, compra de algum equipamento, dentre outras contas que não se encerram juntamente com encerramento da atividade. 

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 21 semanas Quinta-Feira | 15 fevereiro 2024 | 20:04

Concordo com o Salvador, fazendo um pequeno complemento à questão do regime de competência: As despesas devem ser reconhecidas quando a empresa tiver usufruído dos benefícios econômicos dos mesmos.

Colocando em termos práticos no exemplo que você citou: Energia elétrica pode até ser reconhecida no passivo, contudo, mensalmente, sendo que este passivo será quitado no próximo mês (no máximo), mas são feitos doze lançamentos no ano, um para cada mês, o que evidencia que, ao consumir a energia, a empresa usufruiu do benefício econômico, portanto reconhece a despesa contra um passivo que se extingue no pagamento da fatura.

Espero ter contribuído e desculpe se fui muito prolixo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.