Andressa Francine Braz dos Santos, bem vina ao Forum Contabeis.
Colegas,
aproveitando a perguta da colega acima,
estou fazendo a
contabilidade de uma empresa de venda de sucata, a minha dúvida é como contabilizar o
icms sobre a compra e a venda, pois o icms é deferido. A contabilidade dessa empresa é dos anos de 2006/2007 e 2008. Me ajudem, pois tenho que entregar para o cliente
Pelas compras dentro do estado de São Paulo sendo o icms diferido, não há o que se falar em contabilizar porque este não é destacado na nota fical, certo?
Já pelas vendas para fora do Estado de São Paulo, deve ser contabilizado como custo ou despesa tendo como contra partida a conta do passivo circulante.
Explicando melhor a minha pergunta: Essa empresa compra aparas de papelão de pessoa física (emitindo
nota fiscal de entrada) e depois vende para as empresas. O serviço de contabilizar essa empresa foi tercerizado, pois o escritório que cuidava dessa empresa fechou e precisa entregar os livros contábeis. Como apurar o custo? e como contabilizar o ICMS de compra e venda?
Para a purar o custo basta usar aquela formula do CMV, ok?
NOTA - Pelo teor de sua dúvida essa empresa que você se refere é
lucro real, e foi pautado nessa ideia que redige as resppostas. Havendo mais duvidas retorne.
Bom trabalho.