x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 4.083

Ajuste balanço exercicio anterior

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 17 semanas Sexta-Feira | 22 março 2024 | 14:49

Ademir,

Basta fazer o lançamento contábil transferindo os saldos para as contas corretas em contrapartida a conta de ajustes de exercícios anteriores no PL, após isso você irá compensar à conta de prejuízos/lucros acumulados.

Com isso, o saldo dessa conta irá sofrer as alterações necessárias para o correto fechamento do balanço.

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 16 semanas Segunda-Feira | 25 março 2024 | 13:43

Ademir,
O saldo inicial do balanço não vai sofrer alteração, com isso vai permanecer o mesmo na ECF daquele ano, porém os ajustes serão realizados no exercício seguinte, com isso nesse exercício atual que sofrerá a alteração na conta do PL e na ECF.

Exemplificando:
Saldo de prejuízo acumulado: 10.000,00 (final de 2022)
Valor lançado como despesa, porém era investimento 5.000,00
Saldo do prejuízo no exercício atual 12.000,00 (final em 2023)

Fazendo os lançamentos temos(em 01/01):
D- investimentos
C- Ajustes de exercícios anteriores 5.000,00

D- Ajustes de exercícios anteriores 5.000,00
C- Prejuízos acumulados
Conciliando: A conta prejuízos é devedora, logo SALDO 10.000D - 5.000C = 5.000,00D na conta

Após o encerramento do exercício as contas do DRE foram para o PL assim:
D- Prejuízo no exercício 12.000,00
C- Contas de encerramento

Conciliando: Saldo na conta 01/01 5.000D + 12.000D (31.12) = Saldo final do exercício e na ECF 17.000D

Veja que não houve necessidade de mexer na ECF anterior, apenas ajustar na atual. Lembrando que tais valores de ajuestes constarão na DMPL/DLPA.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Rafael Abreu

Rafael Abreu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 semanas Sábado | 13 abril 2024 | 18:28

Boa tarde, Kaik Rodrigues Vieira

Uma dúvida sobre o saldo acumulado na conta de prejuízo após a realização de ajustes de exercícios anteriores.

Não tem como zerar esse saldo? Ele fica aí e não tem jeito?

Eu uso um plano de contas padrão, onde não tenho uma conta só para lucros e prejuízos acumulados. No caso, tenho um grupo, cujo resultado é a diferença entre lucro e prejuízo.

Tenho prejuízo acumulado resultante de ajustes de exercícios anteriores que fiz e tenho saldo de lucros acumulados resultado final é positivo porque tenho mais lucro que prejuízo acumulado. Eu gostaria muito de zerar essa conta de prejuízos e deixar só o lucro final que de fato existe.

Tem como fazer esse lançamento? Por exemplo, zerar prejuízo acumulado com a conta de lucro acumulado. Nesse caso, além de ser possível zerar a conta de prejuízos, o lucro final que sobraria seria exatamente o que de fato existe na empresa atualmente.

Se você ou algum outro colega conseguir ajudar eu agradeço.

Rafael Abreu Pereira
Contador
Arcem Consultoria Contábil
WhatsApp Business: (85) 9 9174-8724
Email: [email protected]
Instagram: arcem.contabil
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 semanas Domingo | 14 abril 2024 | 07:46

Rafael Abreu,

Tem como fazer esse lançamento? Por exemplo, zerar prejuízo acumulado com a conta de lucro acumulado. Nesse caso, além de ser possível zerar a conta de prejuízos, o lucro final que sobraria seria exatamente o que de fato existe na empresa atualmente.
Deverá proceder exatamente da forma por você disposta. O resultado final da conta no Balanço Patrimonial é lucro ou prejuízo, Unifique os saldos.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.