x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 128

cntabilização de recebimento de mercadoria e lançamento de nota

Bruno Eugenio Sian

Bruno Eugenio Sian

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 16 semanas Terça-Feira | 26 março 2024 | 19:28

Boa Noite a todos, tudo bem preciso de um auxilio sobre contabilidade.

por acaso alguem consegue me explicar dentro de uma empresa, qual é o processo de contabilização de um recebimento de mercadoria eu: crédito e débito o que ? 
E no processo de contabilização de lançamento de nota eu crédito e débito o que ?

eu estou com essa dúvida se alguem conseguir me explicar eu agradeço muito a ajuda.

Exemplo

Um exemplo recebimento de mercadoria Eu crédito o meu fornecedor e débito a minha conta estoque um exemplo, aí na contabilização da nota eu crédito e débito ?

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 16 semanas Quarta-Feira | 27 março 2024 | 16:48

Boa tarde Bruno, 

não entendi muito bem tua pergunta.

A contabilização da compra da mercadoria se dá através da escrituração da NF, e consequente lançamento no contábil da empresa.

Quando chega a NF com a mercadoria, deve se identificar qual o propósito da compra:

se for para revenda:
D - Estoques (Ativo Circulante)
C - Fornecedores (Passivo Circulante)

Se for para uso da empresa e for bem durável:
D - Ativo imobilizado (Ativo Não circulante)
C - Fornecedores (Passivo Circulante)

se for para uso e consumo:
D - Material de uso e consumo (Contas de resultado)
C - Fornecedores (Passivo Circulante)

estes são exemplos simples, mas existe outros lançamento que devem ser avaliados conforme o objetivo da empresa na respectiva compra.

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 semanas Quarta-Feira | 27 março 2024 | 16:52

Boa tarde Bruno
Quando você menciona o recebimento de mercadoria, entendo que está se referindo a aquisição de mercadoria para revenda correto? Se for isto, vou apresentar um exemplo de uma empresa tributa pelo lucro real, a aquisição fica da seguinte forma?

Aquisição de mercadoria
D - Estoque
C - Fornecedores a pagar

Impostos a recuperar
D - ICMS/PIS/Cofins
C - Estoque

Desta maneira, seu estoque está valorizado pelo valor de custo, você possui impostos a recuperar e possui a obrigação para com o fornecedor.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.