x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 140

DRE | Reconhecimento de Custo em uma Locação.

Pedro

Pedro

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 semanas Quarta-Feira | 10 abril 2024 | 13:02

Pessoal, como eu reconheço o custo de locação de equipamentos ao longo dos meses?

Pegando um exemplo mais simples: uma venda. Se eu compro dois computadores e vendo 1, nesse período eu tenho um no estoque (BP) e na DRE, eu tenho reconhecido o valor do custo da mercadoria vendida e o valor que faturei esse computador, certo? Até aí acho que ok.

Agora e se eu comprei esses 2 PCs para locar em um cliente durante 12 meses??? Vamos supor que comprei os 2 mas vou só locar 1 e o outro vai ser para reposição desse contrato de locação.

Eu imagino que teria que jogar o PC de reposição no Ativo Imobilzado (pois estoque é só venda) e o outro que está locado no cliente, vai me gerando receitas ao longo de 12 meses. Nesse caso, na DRE eu reconheço as receitas que eles me pagam por mês, não no valor total dos 12 meses uma única vez.
Para o custo desse PC locado, eu faço a mesma coisa? Ou seja, eu pego o custo total desse PC, e reconheço 1/12 conforme as duplicatas pagas de cada mês?
Se o PC custou 12.000,0 reais, eu reconheço o custo dele como 1.000,00 por mês?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 semanas Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 13:22

Boa tarde !
1º tem que separar as operações:
o que vai para revenda é estoques - sendo a receita e o custo reconhecido no momento da venda;
o que vai para locação é imobilizado - sendo reconhecida a receita mes a mes e o custo se dará pela depreciação ao longo do tempo da vida util do bem, independente se o referido bem esta locado.
No dois casos a compra é lançada contra fornecedores a pagar  e ir baixando mediante os pagamentos.]

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Pedro

Pedro

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 semanas Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 14:55

Anderson, muito obrigado pela resposta. Ficou bem mais claro agora pra mim. Só que agora surgiu uma dúvida a mais. Eu to precisando montar uma planilha gerencial também, pegando como base o registro contábil. Porém agora acredito que meu EBITDA na gerencial vai ter praticamente 0 custos. Por que contabilmente, o "custo" do equipamento locado irá para D&A. Sabe se, gerencialmente eu poderia seguir o contábil e ainda sim faria sentido? Acredito que sim.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 13:21

o "custo" do equipamento locado irá para D&A.
Não, esses valores irão compor o Custo da Locação.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.