x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 120

Contabilização de Variação Cambial para Lucro Real

Mateus Francisco

Mateus Francisco

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 11 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 11:02

Saudações a todos,

Empresa do Lucro Real, indústria ... Estou com uma dúvida referente ao ESTORNO de valores de variação cambial APÓS o fechamento de apuração trimestral de valores de variação cambial. 

A contabilização é feita mediante CPC/NBC pertinentes, contudo, após o fechamento do período é necessário o estorno de valores da competência anterior. Porém após o encerramento do período a conta ativa ou passiva, pode ficar "estourada" com o estorno. Qual é a forma correta de contabilizar este estorno? Deixar a conta estourada, transferir para a contra partida ( receita para despesa ou vice versa se necessário), reservar o valor em uma conta do ativo ou passivo até que o valor possa ser estornada na conta de origem? Ou outro?

Gostaria se possível, da base legal que determina o procedimento correto.

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 11 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 14:53

Boa tarde, meu caro!

Não entendi muito bem sua duvida, o estorno nesse caso seria a reapuração da variação no novo período? Se sim você vai lançar ao final de cada período de apuração a perda ou ganho com a variação cambial levando como base o valor que você tinha no ultimo fechamento. Se positiva receita financeira com variação cambial ativa, se negativa despesa financeira com variação cambial passiva. 

Lembrando que a tributação dependerá da opção pelo regime de caixa ou competência das variações cambiais, feitas na entrega da primeira DCTF do ano. A contabilização é mensal para ambos os casos, apenas a tributação que não.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.