x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 50

Tributação empresa de entregas

ROBERTO MAURER CAVALLARI

Roberto Maurer Cavallari

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Telecomunicações
há 11 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 11:51

Olá pessoal, peço desculpas antecipadamente caso esteja levantando um tópico no lugar errado, mas preciso de orientação de quem atua no ramo de contabilidade.
Estou ajudando minha esposa com um super problema, ela tem uma franquia de logística e me parece que a parte de contabilidade está errada e gostaria de uma opinião quanto ao assunto, dependendo do retorno vou sugerir a ela uma consulta com algum escritório especializado.
Sua franquia é de entregas é nova seus serviços são apenas dentro da cidadee, possui 4 motoristas autônomos e 1 motorista fazendo testes para ser contratado como CLT. No ano passado seguindo o que já estava sendo feito pelo antigo dono, ela seguiu com Simples Nacional, seu faturamento mensal não é maior do que 25 mil mensais de média, sua despesa com os motoristas é de aproximadamente 12 mil mensais e as despesas com a operação como aluguel, luz, agua internet e outros é mais ou menos de 8 mil, ou seja, liquido mesmo sobra em torno de 5 mil e as vezes ainda menos quando precisa arrumar um dos carro que é dela mesmo e que faz entregas.
Bom, o problema é que pro aluguel o proprietário não fornece recibos e como os motoristas são autonomos ou agregados, apenas recebem um comprovante PIX com as transferências de pagamento.
Vamos ao que interessa, até ano passado pelo simples a contadora passava um valor que era mais ou menos de 2 mil de impostos, com o lucro baixo ela acabou não pagando alguns impostos e acabou saindo do Simples, neste ano ela entrou para o Lucro Presumido e aí veio o problema, neste primeiro mês a contadora passou uma guia de pagamento de impostos que somam 8 mil reais, o que representa em torno de 30% do que ela apresentou como faturamento, minha pergunta é, no Lucro Presumido não a contadora não deveria ter colocado algo como 32% de presunção e depois calcular os impostos em cima desse valor que sobrou como lucro? Sei lá, mas me parece que seria algo por volta de uns 3 mil a pagar por mês e não esses 8 mil, alguém pode me orientar?
Obrigado pela ajuda, desculpe-me o texto longo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.