x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 401

Mistura no pagamento de despesas PF e PJ

Allen

Allen

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 35 semanas Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 13:20

Olá a todos.

Estou fazendo os lançamentos contábeis de uma empresa do lucro real, onde percebi uma mistura no pagamento de despesas, onde o sócio pagou algumas contas de PF dele com PJ da empresa, e também pagou contas de PJ com PF. Eu pensei em uma solução porém não sei se seria a forma correta de tentar resolver isso.

Seguinte, Quando ocorresse da empresa pagar uma conta de PF dele eu faria da seguinte maneira:

Criaria uma conta no ativo de empréstimos a sócios, então faria uma lançamento a crédito no banco e um lançamento a débito na conta empréstimos a sócios.

Quando fosse um pagamento de uma dívida de fornecedor com a conta de PF do sócio, eu criaria uma conta no passivo empréstimos tomados de sócios, então eu faria um lançamento a crédito na conta caixa geral um lançamento a débito na conta fornecedores a pagar, então faria um lançamento a débito na conta caixa geral e um lançamento a crédito na conta empréstimos tomados de sócios, depois faria uma lançamento a crédito na conta empréstimos a sócios e um lançamento a débito na conta empréstimos tomados de sócios.

Não sei se essa é a maneira correta, queria uma ajuda em relação a isso.

Desde já muito obrigado.

Patricia Favoretto

Patricia Favoretto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 35 semanas Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 14:47

Prezado Allen, boa tarde.

Isto seria apenas um paliativo para manter as contas de pagamento/recebimento/banco conciliadas.

O correto mesmo é orientar o cliente a  parar de misturar o patrimônio da PJ com a PF. Inclusive, em tempos de Reinf este tipo de situação  (pagar boletos de PF na PJ) pode gerar tributação para o cliente (R-4040 - Pagamento a beneficiários não identificados).

Ademais, sendo a empresa tributada pelo Lucro Real é ainda mais inadmissível este comprometimento administrativo/financeiro da empresa.

att

Patricia Favoretto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.